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E até já tem preços. Ford introduz motorização híbrida no S-Max e Galaxy

Texto: Carlos Moura
Data: 9 de Fevereiro, 2021

A Ford introduziu uma motorização híbrida nos monovolumes S-Max e Galaxy, que permitem reduzir o consumo e as emissões em comparação com um motor diesel convencional. Já disponível, e com preços.

O S-Max Hybrid e o Galaxy Hybrid são os novos modelos da Ford a receberem motorizações híbridas, permitindo transportar entre cinco a sete pessoas em modo parcialmente elétrico sem necessidade de cabos de carregamento e com uma menor pegada de carbono. 

Após a renovação em outubro de 2019, o monovolume compacto da Ford passa a receber uma motorização híbrida, que combina um motor a gasolina de 2,5 litros, que funciona em ciclo Atkinson, com um pequeno motor elétrico, uma bateria de iões de lítio com capacidade de 1,1 kWh e a mais recente geração de transmissões da marca norte-americana.

Ford S-MAX Hybrid acaba de ser lançado na Europa

O resultado traduz-se numa potência de 190 cv, um consumo médio de 6,4 l/100 km e emissões de 146-147 g/km em ciclo WLTP. A marca reivindica que isto corresponde a uma redução de 10% no consumo e nas emissões face a uma motorização diesel. 

Aceleração suave e linear

Atendendo às dimensões do S-Max, a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,8 segundos não será propriamente de cortar a respiração e apesar de não ser dos automóveis mais rápidos na estrada (nem esse é o seu objetivo), a Ford promete uma “aceleração suave e linear” que complementa o “caráter inerentemente desportivo” do S-Max.

“De uma experiência de condução do tipo desportivo até assentos que rebatem com um simples toque do dedo num botão, as inovações que se enquadram perfeitamente na vida familiar foram sempre um dos atrativos do S-Max. Isso faz com que uma nova motorização híbrida eficiente e refinada seja um reforço natural na gama”, refere, em comunicado, a Ford.

Galaxy também eletrificado

O monovolume grande Galaxy também passa a contar com a mesma motorização eletrificada. O maior peso penaliza a aceleração, mas, por outro lado, oferece mais espaço para bagagem, quer na configuração de cinco lugares, quer na de sete.

Ford Galaxy Hybrid aposta no espaço da bagageira

Mesmo com todos os bancos em posição normal disponibiliza um volume útil de 300 litros. Com os baixos rebaixados da segunda e terceira filas, a bagageira oferece um espaço digno de um furgão pequeno: 2339 litros.

O Ford S-Max Hybrid e o Galaxy Hybrid já estão disponíveis para encomenda, sendo propostos a partir de 46.554 euros e 52.446 euros, respetivamente.