Publicidade

Nivus nas Américas. Volkswagen lança SUV Taigo na Europa ainda em 2021

Texto: Francisco Cruz
Data: 30 de Março, 2021

Apresentado, para os mercados da América do Sul e do México, com o nome de Nivus, a Volkswagen prepara-se agora para dar a conhecer aquela que será a versão europeia deste crossover compacto de linhas atraentes. O qual, com chegada prevista ainda para 2021, deverá adoptar, no Velho Continente, o nome de… Taigo.

A notícia foi avançada, esta terça-feira, pela britânica Autocar, citando fontes da Volkswagen, as quais prometem, neste modelo com posicionamento idêntico ao do T-Cross, um visual “desportivo e vibrante”, a par de “carácter peculiar”.

De resto e ao contrário do que acontece com o T-Cross, muitas destas características derivam do facto do Taigo exibir um perfil tipo coupé, além de maior comprimento e largura. Ainda que baseado na mesma plataforma MQB A0 utilizada por modelos como, por exemplo, o Volkswagen Polo.

Anunciado, desde já, para o último quadrimestre de 2021, pouco antes da apresentação do restyling do “português” T-Roc, por saber está, ainda, se o Volkswagen Taigo adoptará as mesmas soluções do brasileiro Nivus, por exemplo, em termos de sistema de info-entretenimento. Até porque o modelo sul-americano estreou, inclusivamente, uma nova solução do género, denominada Volks Play, com ecrã de alta definição de 10″ e aplicações descarregáveis a partir da App Store.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen Nivus. Variante Coupé do T-Roc oficialmente apresentada

De resto, este mesmo sistema é anunciado, inclusivamente, como particularmente resistente à utilização intensiva, sendo mesmo descrito pela Volkswagen como durável e resistente à água. Algo que, a par das garantias dadas pelo fabricante, que terá tido, inclusivamente, oportunidade de submetê-lo a uma utilização equivalente a 10 anos de uso, não deixará de ser um argumento válido, também no mercado europeu.

Ainda quanto ao Nivus, é proposto, nas Américas, já com Cruise Control Adaptativo e Travagem Autónoma de Emergência, além de acesso sem chave, seis airbags, alerta de sonolência da parte do condutor e painel de instrumentos digital. Sendo que a Volkswagen garante, também e desde já, para o Taigo, faróis dianteiros em LED.

O brasileiro Volkswagen Nivus

Por conhecer, fica, também, os motores com que o Volkswagen Taigo será comercializado, ainda que a marca alemã tenha já prometido, segundo a mesma publicação, disponibilizar o modelo, na Europa, com “motorizações TSI económicas”. Deixando, assim, implícito de que este será um modelo que não disporá de blocos Diesel.

A Volkswagen revela, ainda, que o seu novo CUV será produzido em Pamplona, Espanha, e terá apresentação oficial já este verão. Seguindo-se o início da comercialização lá mais para o final de 2021.