Mobieco

Publicidade

Chama-se ID.GTI Concept. Volkswagen desvenda a próxima era dos GTI

Texto: Francisco Cruz
Data: 6 de Setembro, 2023

Antecedido por um teaser, a Volkswagen deu a conhecer, no Salão da Mobilidade de Munique, o futuro, elétrico, das versões GTI. Intitulado ID.GTI Concept, o protótipo tem por base o último dos elementos conhecidos da família elétrica de Wolfsburgo, complementado com uma estética de arrebatar!

Depois de 48 anos de história escrita a combustão, a Volkswagen mostra, agora, o passo seguinte que tem já delineado para os seus míticos GTI. E que será dado em modo exclusivamente elétrico e com zero emissões.

O novo Volkswagen ID.GTI
O novo Volkswagen ID.GTI

O primeiro elemento desta nova geração GTI foi desvendado em Munique e, se para alguns leitores as linhas do concept podem parecer familiares, é porque o  modelo tem na base a próxima proposta da cada vez mais abrangente família 100% elétrica da Volkswagen – o ID.2all. O qual serve agora de base para o estreante GTI Concept.

LEIA TAMBÉM
Elétrico… e potente. Volkswagen regista patente do novo GTI

De resto e sobre este último concept, vale a pena destacar o excelente trabalho levado a cabo pelos designers da Volkswagen, nomeadamente, ao garantirem uma estética exterior verdadeiramente raçuda, marcada pelas linhas e rebordos a negro. A que se junta, depois e segundo é possível perceber nas fotos, um conjunto de farolins mais escuros e interligados por várias linhas de luz, além de um airelon saliente que mais parece envolver o óculo traseiro.

Num conjunto em que não falta, sequer, um difusor negro saliente, com pormenores e até mesmo o nome do modelo no mesmo vermelho da carroçaria, nota, ainda, para umas jantes cuja fonte de inspiração foram as rodas do primeiro GTI, o Mk1.

O novo ID.GTI e o primeiro GTI
O novo ID.GTI e o primeiro GTI

Com bloqueio eletrónico do diferencial e pouco mais…

Contudo e apesar do impacto causado pelas linhas, a Volkswagen preferiu esconder, para já, grande parte das informações técnicas que fazem parte deste ID.GTI, revelando apenas que se trata de um trem de força com um só motor elétrico, de elevado desempenho, a que se junta um bloqueio electrónico do diferencial nas rodas dianteiras.

A procurar elevar a experiência de condução, a integração de um sistema denominado GTI Experience Control, que permite ajustar praticamente todos os parâmetros do modelo. A começar na suspensão, mas também no feedback da direcção, assim como no som e, principalmente, na possibilidade de configuração de pontos de passagem da suposta caixa, isto como forma de garantir sensações mais próximas às oferecidas pelos GTI do passado.

Aliás, as ligações ao passado deverão fazer-se sentir também no habitáculo, onde, além dos tradicionais assentos em tecido xadrez, a Volkswagen decidiu manter os dois ecrãs do ID.2all, mas para que possam replicar layouts idênticos, por exemplo, aos mostradores analógicos do GTI passado.

E se, por um qualquer acaso, decida dar uma voltinha ao mítico Nürburgring, saiba que próprio head-up display se encarregará de projectar, no canto inferior do pára-brisas, uma imagem da pista, para que possa antever o que se segue. Isto, ao mesmo tempo que, para o passageiro da frente, são exibidos, também no pára-brisas, os tempos realizados por volta!

No entanto, não vale a pena começar já a desesperar, relativamente ao momento em que poderá testar ‘in loco’ esta mesma tecnologia, pois, a Volkswagen não confirma que esta possa vir a estrear-se no carro de produção. Garantidos, na realidade, estão apenas o ecrã central de 12,9″, o painel de instrumentos de 10,9″, assim como dos diferentes controlos físicos que já constam deste ID.GTI.

ID.GTI será produzido… resta saber quando

De resto, com passagem garantida também à produção surge o próprio concept, que a marca alemã diz ser “o primeiro vislumbre do futuro emocionante que espera o GTI, até porque foi já tomada a decisão da sua passagem à produção”. Com o fabricante a acrescentar, ainda, que o modelo avançará, não apenas enquanto um pequeno desportivo, mas também como um prático hatchback, capaz de transportar cinco pessoas e com a capacidade de transportar até perto de 490 litros na bagageira.

Embora com passagem à produção assegurada, o ID.GTI não tem ainda data de chegada definida
Embora com passagem à produção assegurada, o ID.GTI não tem ainda data de chegada definida

Já quanto ao momento em que chegará, é algo que, pelo menos por agora, a Volkswagen não revela…