Mobieco

Publicidade

Volkswagen ID Buzz Cargo eleito “International Van of the Year 2023”

Texto: Carlos Moura
Data: 21 de Setembro, 2022

O prestigiado prémio de “International Van of the Year” de 2023 foi conquistado pelo Volkswagen ID Buzz Cargo. O troféu foi entregue numa cerimónia realizada em Hannover durante o IAA Transportation 2022. 

O Volkswagen ID Buzz Cargo foi eleito “International Van of the Year 2023” (Veículo Comercial Internacional do Ano de 2023”), com base na votação de um painel de jornalistas da imprensa especializada de 24 países europeus.

O vencedor foi anunciado numa cerimónia realizada durante o IAA Transportation 2022, que decorre nos pavilhões da Feira Internacional de Hannover até dia 25 de setembro.

O troféu foi entregue pelo presidente do júri Jarlath Sweeney a Carsten Intra, diretor executivo da Volkswagen Veículos Comerciais.

Desenvolvido exclusivamente como veículo elétrico, o ID Buzz Cargo é o maior modelo elétrico da Volkswagen com plataforma MEB que, na versão de chassis curto apresenta um comprimento externo de 4,71 metros, uma largura de 1,99 metros, uma altura de 1,95 metros e uma distância entre-eixos de 2,99 metros.

Autonomia até 425 km

A combinação daquelas dimensões permitiram à Volkswagen Veículos Comerciais disponibilizar um furgão com capacidade para transportar até duas europaletes e um volume útil de até 3,9 m3, sem comprometer a habitabilidade para os ocupantes da cabina.

O ID Buzz Cargo está equipado com um motor elétrico que desenvolve um binário de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm, sendo alimentado por uma bateria de 77 kWh que permite percorrer até 425 km entre carregamentos.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID Buzz Cargo vem com autonomia elétrica de até 425 km

“Sentimo-nos honrados e orgulhosos por receber este prémio para o ID. Buzz Cargo. Um muito obrigado! ao júri IVOTY e a todos na Volkswagen Veículos Comerciais que contribuíram para criar o ID. Buzz Cargo, o melhor da sua classe,” afirma Carsten Intra.

Por sua vez, Jarlath Sweeney, referiu que “não é muito comum que o concept de um modelo totalmente novo surja e desperte tanta atenção no mercado. Parabéns à equipa de desenvolvimento da Volkswagen Veículos Comerciais pela criação deste veículo único.”

Os outros candidatos ao título de “International Van of the Year 2023” eram o Ford E-Transit, Renault Kangoo e-Tech, Nissan Townstar EV, Mercedes-Benz eCitan, Fiat Scudo / eScudo e Fiat Doblo / eDoblo.