Mobieco

Publicidade

Volkswagen. Modelos elétricos ID. recebem primeiras atualizações remotas

Texto: Carlos Moura
Data: 6 de Julho, 2021

Os modelos elétricos da família ID. da Volkswagen vão receber as primeiras atualizações remotas de software através da transferência móvel de dados. 

A Volkswagen anunciou que os proprietários dos modelos ID.3, ID.4 e ID.4 GTX vão ter acesso à primeira atualização remota de software (over-the-air) através da transferência de dados móveis.

Segundo afirma o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, as versões melhoradas do software com funcionalidades adicionais serão lançadas a cada 12 semanas para a família ID. Os primeiros proprietários a receber uma atualizações nos seus Volkswagen ID.3 serão os membros do “First Movers Club”, já este mês. Todos os ID.3, ID.4 e ID.4 GTX vão ser abrangidos ate ao final do verão.

Segundo a Volkswagen, a primeira atualização inclui muitas melhorias funcionais, com destacando-se as luzes ID.Light aprimoradas, reconhecimento otimizado do ambiente e controlo dinâmico do feixe principal, melhor operacionalidade e modificações de design para o sistema de infoentrenimento, bem como melhorias de desempenho e estabilidade.

As atualizações de software são efetuadas através de transferência móvel de dados, diretamente para os computadores centrais de alto desempenho nos modelos ID. (In Car Application Server, ICAS para abreviar). No caso de automóveis baseados na moderna plataforma MEB, estes assumem funções que anteriormente eram distribuídas por uma série de unidades de controlo em gerações anteriores de veículos.

Novos modelos de negócio

A nova arquitetura eletrónica não só é mais potente e inteligente como também simplifica o intercâmbio de dados e funções entre os sistemas do automóvel. Isto torna possível alcançar e atualizar até 35 unidades de controlo através das atualizações “Over-the-Air”.

A Volkswagen quer tornar-se num fornecedor de mobilidade orientada por software e está a lançar as bases para novos modelos de negócio. “Este é um marco importante na implementação da nossa estratégia Accelerate, que está a preparar a Volkswagen para a mobilidade digital conectada do futuro”, sublinha Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen.

LEIA TAMBÉM
Face à escassez no mercado. Volkswagen vai desenhar os seus próprios chips

No futuro, os clientes não necessitarão de decidir  sobre as funções do seu carro quando comprarem o carro – ou qual a configuração que fará com que o valor de revenda seja mais elevado. Isto porque o hardware será, em grande medida, normalizado. No futuro, funções adicionais poderão ser acrescentadas mais tarde através de atualizações de software.