Publicidade

Volkswagen ID 7 vai ter saídas da ventilação inteligentes

Texto: Carlos Moura
Data: 26 de Janeiro, 2023

O Volkswagen ID 7 vai receber saídas de ventilação inteligentes que levam em conta a posição do sol para enviarem ar quente ou frio sempre que é detetada a chave.

Após a apresentação dos protótipos ID Vizzion em 2018 e ID Aero em 2022, a Volkswagen revelou a berlina elétrica global na sua fase de pré-produção. A versão final será apresentada no segundo trimestre deste ano quando for destapada a camuflagem digital.

Entretanto, a marca alemã adiantou detalhes acerca da tecnologia das saídas da ventilação inteligente que irá ser estreada no ID 7.

O sistema de resposta rápido do ar condicionado começa a funcionar automaticamente quando é detetada a chave, mesmo antes de se entrar no carro. O sistema começa a lançar ar frio num dia quente e vice-versa quando se abre a porta, distribuindo o ar rapidamente por uma ampla área através de movimentos dinâmicos horizontais. Quando os passageiros se encontram sentados, o fluxo de ar pode ser redirecionado para o corpo ou para outra área.

O ID 7 vai ter um novo sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de 15” com um atalho para a função do comando da climatização. As saídas de ar inteligentes são controladas digitalmente, o que significa que o utilizador terá de ajustar a direção e a intensidade do fluxo de ar. A alteração da temperatura é efetuada através de botões táteis iluminados localizados abaixo do ecrã.

Resposta às condições climáticas

Em alternativa, os controlos de voz podem ser usados para alterar as configurações. Os condutores poderão dizer “Olá Volkswagen, as minhas mãos estão frias” e depois o ar quente será direcionado para o volante durante cinco minutos. Além disso, a função de volante aquecido será ativada. 

Se o ID 7 for conduzido por várias pessoas, as preferências individuais do utilizador estarão disponíveis para eliminar a necessidade de alterar as configurações sempre que uma pessoa diferente se senta ao volante.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen Passat elétrico apresentado no CES e com nome final

Além disso, o ID 7 será o primeiro modelo da Volkswagen com um sistema de ar condicionado com capacidade para responder às condições climáticas. Um sensor embebido no pára-brisas consegue detetar o ângulo da luz solar em condições com elevadas temperaturas exteriores e uma elevada intensidade solar. Se o sol incidir fortemente em apenas um lado do veículo, o ar condicionado começa automaticamente a enviar mais ar frio para a zona mais quente.