Publicidade

Não cometa estes erros ao utilizar o ar condicionado…

Texto: Redação
Data: 12 de Julho, 2018

O ar condicionado é aquele amigo indispensável quando o calor do verão aperta. O funcionamento parece simples, certo? Carregamos em dois ou três botões, abrimos as saídas de ar e desfrutamos do “poder refrescante”. Simples, certo? Nem por isso… há erros que cometemos constantemente. Saiba quais para os poder evitar!

Longe vão os tempos em que evitávamos fazer viagens nas horas de maior calor, uma vez que se democratizou um elemento imprescindível para nós: o ar condicionado. A simplicidade do uso deste componente esconde um complexo processo de produção – cujo sistema para cada modelo em específico demora até três anos a desenvolver – mas, ainda assim, há erros que tendemos a cometer quando ligamos o ar condicionado. Evite-os para aproveitar ao máximo este seu companheiro de viagens.

Colocar o ar condicionado no máximo quando entra no carro
No verão, as temperaturas no interior de um automóvel estacionado ao sol podem atingir os 60ºc. Em meia hora, consegue reduzir essa temperatura em 25 graus se seguir alguns passos – e colocar o ar condicionado no máximo não é um deles…
Abrir as portas as portas e as janelas e deixar entrar o ar do exterior no habitáculo durante um minuto sem ligar o ar condicionado é o primeiro passo que deverá fazer. Desta forma, consegue baixar de forma natural a temperatura interior. Depois, já pode entrar, fechar as portas e as janelas e ligar a climatização.
Não mantenha ativado o comando de recirculação do ar…
Manter esta função ativada contribui para o embaciamento dos vidros. Opte pela opção Auto para que o fluxo de ar se autorregule e se torne mais homogéneo. O uso do ar condicionado torna-se mais eficiente desta forma.
Ligue o ar condicionado mesmo quando a manhã está fresca
Algumas manhãs de verão podem ser frescas, mas deve, ainda assim, ligar o ar condicionado, nem que seja a uma temperatura mais elevada. Com isto, evita que os vidros embaciem quando a temperatura exterior subir.
Verifique para que direção estão a apontar as saídas de ar condicionado
Muitas vezes um passageiro queixa-se de que não está a sentir a frescura do ar condicionado e pede para aumentar a intensidade do fluxo de ar. No entanto, o problema não está na temperatura nem na intensidade, mas sim na direção em que estão apontados os difusores.
Os difusores devem estar direcionados para cima, não para a cara. Com o devido direcionamento, consegue que o ar condicionado se espalhe por todo o automóvel e chegue a todos os passageiros num processo uniforme.
O ar condicionado também requer manutenção…
Tal como o óleo, os pneus ou o líquido dos travões, o sistema de climatização também precisa de uma manutenção específica. Recomenda-se a substituição de filtros a cada 15.000 ou 20.000 quilómetros para que garantir que não há perdas de consistência no fluxo de ar nem deficiências na força de saída nas grelhas de ventilação.