Publicidade

“SeaWatch 2021”. Volkswagen volta a ceder frota ao Instituto de Socorros a Náufragos

Texto: Carlos Moura
Data: 31 de Maio, 2021

A Volkswagen Veículos Comerciais cedeu uma frota de 31 viaturas ao Instituto de Socorros a Náufragos no âmbito do projeto “SeaWatch 2021”. Os veículos serão utilizados para segurança das praias portuguesas na época balnear de 2021. O maior contingente de sempre de viaturas desta iniciativa inclui 30 pick-up Amarok e um novo Caddy de sete lugares. 

O Instituto de Socorros a Náufragos vai ter à sua disposição 31 veículos Volkswagen durante a época balnear de 2021, no âmbito do projeto “SeaWatch”. Esta é a maior frota de sempre cedida pela SIVA / Volkswagen Veículos Comerciais desde o início da iniciativa, em 2011.

Além de 30 pick-up Volkswagen Amarok, o Instituto de Socorros a Náufragos irá contar ainda com o novo Volkswagen Caddy de sete lugares, que irá ser utilizado em ações de auditorias e formação.

Como já vem sendo habitual no projeto “SeaWatch”, as viaturas serão operadas por militares da Marinha, habilitados com o curso e certificados como nadadores-salvadores, condutores de viaturas de todo-o-terreno e operadores de desfibrilhador automático externo.

A adaptação das pick-up Amarok para as necessidades operacionais em contexto de assistência a banhistas foi assegurada pela Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal. Os veículos foram dotados com suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas, luzes de emergência, assim como o já referido desfibrilhador automático externo.

As pick-up Amarok estão equipadas com o motor diesel V6 de três litros com 258 cv de potência e um elevado binário que proporciona as melhores capacidades para progressão em fora de estrada.

380 mil quilómetros por época balnear

A bp Portugal voltou a associar-se ao projeto “SeaWatch” através da neutralização das emissões de carbono dos veículos de salvamento, que serão compensadas através do bp Target Neutral, o programa internacional de gestão de carbono da marca. 

A manutenção e assistência aos 31 veículos da frota “SeaWatch” será assegurada pela rede de concessionários da Volkswagen Veículos Comerciais. O projeto conta ainda com o apoio da Volkswagen Financial Services e da Agea Seguros.

No ano de 2020, o projeto “SeaWatch” permitiu o salvamento de 58 banhistas e realizou 372 assistências de primeiros socorros, assim como 28 buscas com sucesso a crianças perdidas. Desde o início da iniciativa, estima-se que os Volkswagen Amarok tenham percorrido cerca de 380 mil quilómetros em cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas). 

LEIA TAMBÉM
Volkswagen. Pick-up Amarok volta às praias portuguesas

 A cerimónia de entrega oficial dos Volkswagen Amarok ao ISN para a época balnear de 2021, decorreu nas instalações da Marinha em Lisboa, tendo sido presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.