Amarok ISN

Publicidade

Volkswagen. Pick-up Amarok volta às praias portuguesas

Texto: Carlos Moura
Data: 31 de Maio, 2020

No âmbito do projeto “SeaWatch”, a Volkswagen voltou a fornecer uma frota de 30 pick-up Amarok ao ISN para missões de buscas, salvamento e patrulhamento das praias portuguesas.

Uma frota de 30 pick-up Volkswagen Amarok irá estar ao serviço do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) para auxiliar a socorrer banhistas nas praias portuguesas durante a época balnear de 2020. Este é o décimo ano consecutivo em que estas viaturas serão utilizadas pelo ISN, ao abrigo do projeto “SeaWatch”. Pela primeira vez, estas viaturas também estarão em operação na Madeira.

O projeto “SeaWatch” resulta de uma parceria entre a Volkswagen Veículos Comerciais, o Volkswagen Financial Services e os concessionários da Volkswagen, contando ainda com os apoios da BP Portugal e da Ageas Seguros.

Os 30 Volkswagen Amarok para a época balnear de 2020 foram entregues ao ISN numa cerimónia realizada nas instalações da Marinha em Lisboa, presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, que também contou com a presença do Chefe de Estado Maior da Armada, almirante Mendes Calado.

Transformação em Portugal

Ministro da Defesa, João Mendes Cravinho, experimenta Volkswagen Amarok do ISN

Preparadas para missões de busca, salvamento e patrulhamento, as 30 viaturas serão utilizadas por militares da Marinha, habilitados com os cursos de nadador-salvador, condução de veículos de todo-o-terreno e oxigenoterapia.

Entre os critérios que levaram o ISN a optar pelo Amarok destaque para as suas capacidades de todo-o-terreno, a elevada fiabilidade, os baixos consumos, o motor 3.0 V6, que combina uma elevada potência e um generoso binário.

A transformação desenvolvida pela Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal para a pick-up Amarok do ISN inclui suportes para equipamentos de emergência, prancha de salvamento e macas, luzes de emergência, desfribilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida.

247 intervenções efetuadas em 2019

O projeto “SeaWatch” efetuou 247 intervenções no ano passado, que incluiu o salvamento de 48 banhistas, 192 assistências de primeiros socorros e sete buscas com sucesso a crianças perdidas.

Desde o início do projeto, os veículos Amarok deverão ter percorrido cerca de 280 mil quilómetros em cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas), tendo contribuído para mais de 1600 salvamentos.

LEIA TAMBÉM
VW Amarok: o “nadador-salvador” das praias portuguesas

Em 2020, a BP Portugal voltou a associar-se ao projeto “SeaWatch” e acrescentou uma nova dimensão a esta iniciativa ao assumir a neutralização das emissões de carbono dos veículos de salvamento. As emissões serão compensadas através do programa internacional de gesto de carbono da marca, BP Target Neutral.

A rede de concessionários da Volkswagen Veículos Comerciais será responsável pela manutenção e assistências das viaturas Amarok em todo o território nacional.

A Volkswagen Financial Services e a Ageas Seguros também se voltaram a associar ao projeto “SeaWatch”, contribuindo para uma maior proteção e segurança nas praias portuguesas na época balnear de 2020.