VW Amarok: o “nadador-salvador” das praias portuguesas

Texto: João Monteiro de Matos
Data: 19 Setembro, 2019

Pelo nono ano consecutivo, o Volkswagen Amarok ajudou a socorrer banhistas nas praias portuguesas durante a época balnear de 2019, tudo isto graças ao projeto ‘SeaWatch’ que é uma parceria entre o Instituto de Socorros Náufragos, a VW Veículos Comerciais e os concessionários.

No âmbito deste projeto, que visa promover a segurança nas praias, foram cedidas 28 pickups, preparadas para missões de busca, salvamento e patrulhamento da zona balnear.

Os utilizadores das viaturas Amarok, equipadas com motor 3.0 V6 de 258 cv, são militares da Marinha Portuguesa, habilitados com os cursos de nadador-salvador, condução de veículos todo-o-terreno e oxigenoterapia.

As pickups foram adaptadas às necessidades do serviço em questão com uma transformação desenvolvida pela VW Veículos Comerciais em território português, que incluem suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas, além de luzes de emergência.

Pela primeira vez em quase dez anos, os Amarok foram equipados com desfibrilhadores automáticos externos que completam os equipamentos de suporte básico de vida.