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Volkswagen Caravelle 6.1 Comfortline 2.0 TDI 150 cv: verdadeiro multifunções

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Abril, 2021

Combinando uma lotação para nove passageiros e um versátil compartimento de carga, a Volkswagen Caravelle 6.1 assume-se como um verdadeiro veículo multifunções.

Com um posicionamento entre a Transporter Kombi de trabalho e a luxuosa Multivan, a Caravelle constitui uma alternativa polivalente, que tanto pode ser utilizada como um veículo profissional de transporte de passageiros durante as horas de ‘serviço’, quer como uma viatura familiar multifunções nos tempos de lazer. 

Uma das propostas da gama consiste na de chassis curto com comprimento exterior de 4,9 metros e nível de equipamento Comfortline de nove lugares. Os bancos estão distribuídos em três filas numa configuração 3+3+3. O acesso aos lugares traseiros é efetuado por uma porta lateral deslizante de dimensões generosas, com abertura manual. 

O rebatimento para a frente do banco situado junto à porta lateral deslizante garante a acessibilidade às filas do meio e traseira. 

O interior da Caravelle está totalmente forrado, não se encontrando chapa à vista. Como é habitual neste tipo de veículos, espaço para as pernas não falta e todos os bancos em tecido ‘Circuit’ dispõem de cintos de segurança de três pontos.

Para garantir um elevado conforto a bordo, designadamente nos dias de maior calor ou mais frio, não falta o ar condicionado automático de três zonas, com segundo sistema de aquecimento e evaporador, e saídas reguláveis no tejadilho do compartimento de passageiros. Para proteger dos raios solares, as janelas laterais dispõem de pára-sóis. 

Fixação modular dos bancos

A bagageira, por sua vez, é bastante generosa, apresentando um comprimento de 73,9 centímetros na versão com distância entre-eixos curta, e dispõe de olhais para fixação da carga. 

Caso o espaço para bagagens não seja suficiente com os bancos na posição normal, a Caravelle dispõe de um sistema de fixação modular com banco corrido de três lugares que permite disponibilizar, em qualquer altura, espaço adicional para bagagem. Os encostos também podem ser rebatidos para a frente, dando origem a uma superfície plana.

O acesso ao compartimento de carga da Caravelle é efetuado através de um portão traseiro basculante. As bordas da entrada da bagageira estão protegidas por um revestimento em plástico.

Operação de atualização

Assim como a Transporter 6.1 e a Multivan 6.1, a Caravelle 6.1 também foi sujeita a uma operação de atualização. Algumas novidades são fáceis de detetar como a grelha maior com um design inspirado em outros modelos da Volkswagen como o T-Cross, T-Roc ou Touareg. A parte inferior do pára-choques dianteiro também apresenta um estilo mais elegante e conta com faróis H7 para melhorar a visibilidade noturna.

Igualmente significativas foram as alterações no interior, que incluem um novo design do painel de bordo (agora com a parte inferior do painel de instrumentos em cor cinza páladio), materiais ainda de melhor qualidade e melhores opções de conectividade. 

A unidade ensaiada contava com o rádio “Composition Colour” com ecrã tátil de 6,5 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, tomada USB, quatro colunas, app-connect. O sistema de infoentretenimento dispõe, nesta versão, de um cartão SIM integrado (eSIM) que possibilita o acesso a um conjunto de funções e serviços online, como o eCall, que, em caso de acidente, envia automaticamente ao centro de chamadas de emergência a posição do veículo e estabelece uma ligação por voz. Se não houver resposta dos ocupantes, o centro de chamadas informa os serviços de auxílio na estrada.

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A Volkswagen Veículos Comerciais desenvolveu outras soluções novas no habitáculo como o compartimento com fechadura no banco duplo no lado do passageiro ou duas ligações Bluetooth na parte inferior da consola central. O painel de instrumentos conta ainda com duas tomadas de 12V para carregamento de periféricos.

Motor 2.0 TDI de 150 cv

Apesar da revisão total do interior, a ergonomia da Caravelle não sofreu grandes alterações. A posição de condução é elevada e conta com várias possibilidades de regulação do assento e do volante (em alcance e profundidade). A alavanca da caixa manual de seis velocidades está montada na consola de central e a visibilidade para a frente é total. 

A transmissão pode estar associada ao motor 2.0 TDi de 150 cv com Start-Stop, que reage rapidamente às solicitações do acelerador e garante uma condução bastante agradável. Para isso contribui igualmente a disponibilidade de binário a baixas rotações e nos regimes intermédios, garantindo uma elevada elasticidade, designadamente nas recuperações.

Outra surpresa agradável consiste no consumo de combustível com o computador de bordo a indicar um valor médio de 7,0 l/100 km durante o ensaio. Caso se mantenha o conta-rotações nas 2000 rpm é perfeitamente possível obter valores abaixo de 6,5 l/100 km, alcançando, dessa forma, baixos custos de utilização.

Uma preciosa ajuda pode ser dada pelo sistema de regulação da velocidade de cruzeiro (cruise control), que é de série na versão Comfortline, estando os seus comandos localizados no lado esquerdo do volante multifunções. O seu funcionamento é fácil e intuitivo.

Direção assistida elétrica

No capítulo técnico, a Caravelle 6.1 – tal como a Transporter 6.1 e a Multivan 6.1 – recebeu uma nova direção assistida eletromecânica em substituição da anterior servo-direção hidráulica.

Numa utilização quotidiana, o condutor não irá sentir grandes diferenças, mas esta solução permitiu a introdução de uma ampla gama de sistemas de assistência, embora a maioria integre a extensíssima lista de opcionais. Não obstante, o assistente de vento lateral passa a ser de série (ativado a partir dos 80 km/h), assim como o auxiliar de arranque em subida, o sistema de travagem de pós-colisão ou o sistema de deteção de cansaço.

Se a dotação de série não é particularmente generosa em termos de sistemas de assistência à condução – até os sensores de estacionamento não são de série – para permitir à marca propor um preço de venda ao público a partir de 52.171 euros, o mesmo também se pode dizer do equipamento de conforto, que se limita ao essencial num veículo destas caraterísticas.

Equipamento

A dotação de série compreende o ar condicionado automático de três zonas, o computador de bordo, o volante multifunções, o fecho centralizado com comando, os vidros elétricos exteriores rebatíveis, o rádio com ecrã tátil e ligação Bluetooth. O mesmo não se pode dizer dos espaços para arrumações, que abundam no habitáculo, estando à disposição vários compartimentos abertos ou fechados no tablier. 

Mais requintada do que a Transporter Kombi e menos luxuosa do que a Multivan, a Caravelle constitui uma solução de compromisso para quem necessita de uma viatura de nove lugares que pode ser utilizada profissionalmente durante o dia ou em deslocações de caráter familiar nos momentos de lazer.

Um dos seus argumentos é indiscutivelmente a sua versatilidade, graças ao engenhoso sistema de rebatimento do bancos, permitindo transportar de nove a apenas três passageiros, com consequente aumento do volume de carga. O nível de equipamento está ajustado ao preço de venda ao público, enquanto a eficiência do motor 2.0 TDI da Volkswagen contribui para a obtenção de baixos custos de utilização.

O custo de aquisição é superior ao dos seus concorrentes mais diretos, designadamente do Grupo PSA, mas a qualidade de construção é superior, enquanto o consumo é bastante comedido para um veículo que pesa em vazio quase duas toneladas.

Ficha técnica

Preço52.171€

Motor4 CIL; 1968 CC; 150 CV; 3250 – 3750 RPM

TransmissãoDianteira; 6 VEL Man

Peso1943 KG

Comp./Larg./Alt.4904/1904/1990 MM

Consumo6,5 (7,0*) L/100 km

Emissões189 G/KM

IUC€258,78

Equipamento

Ar condicionado automático de três zonas, computador de bordo, volante multifunções, fecho centralizado com comando,  vidros elétricos exteriores rebatíveis, o rádio Composition Coulour de 6,5” com ecrã tátil e ligação Bluetooth. Stop & Start, quatro airbags.

Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 39 – setembro de 2020