Publicidade

Com base Golf. Volkswagen Caddy MPV é a alternativa aos monovolumes

Texto: Carlos Moura
Data: 25 de Fevereiro, 2021

Com lotação para 5 ou 7 lugares, já se encontra em comercialização, em Portugal, o novo Volkswagen Caddy MPV, que partilha a plataforma MQB com o Golf VIII. Assumindo-se como uma alternativa aos monovolumes, tem no espaço e equipamento os principais argumentos. Preços já conhecidos.  

A Volkswagen Veículos Comerciais iniciou a comercialização da quinta geração do Caddy no mercado nacional, que oferece modelos específicos para o transporte de passageiros, denominados MPV, com cinco ou sete lugares, assumindo-se como uma alternativa aos monovolumes.

Como partilha a plataforma transversal modular (MQB) com o Volkswagen Golf VIII, o novo Caddy recebeu muitas das inovações tecnológicas introduzidas naquele modelo, incluindo a arquitetura do painel de instrumentos e de comando. 

As interfaces intertativas para o condutor e passageiro são formadas pelo novo “Digital Cockpit”, que oferece, em opção, um painel de instrumentos digital, e pelos sistemas de rádio e infoentretenimento com ecrãs de 6,25 polegadas, 8,25 polegadas e 10 polegadas. 

Entre as novas funcionalidades no habitáculo destaque para as superfícies digitais táteis para as funções de luz, audio e menu multifunções. O tradicional comando giratório para as luzes é substituído pelo painel tátil “Light & Sight”, localizado à esquerda do condutor.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen Caddy. Quinta geração chega a Portugal em janeiro

O Volkswagen Caddy MPV é disponibilizado em dois comprimentos de carroçaria – Normal e Maxi – com cinco ou sete lugares, associadas a motorizações 2.0 TDI de 102 e 122 cv ou 1.5 TFSi de 114 cv, com caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem (DSG) de sete relações.

Cinco ou sete lugares

O Caddy MPV é comercializado de série com cinco bancos e, em opção, está disponível um terceira fila de assentos, que o permite transformar numa viatura de sete lugares.

Os bancos da última fila podem ser removidos individualmente para oferecer a maior flexibilidade. Estas versões de passageiros oferecem um volume útil de carga até 2556 litros e mesmo com os cinco bancos em posição normal continua a disponibilizar um volume de 1213 litros.

O Volkswagen Caddy MPV está disponível com condução autónoma de nível 2, graças à combinação de sistemas de assistência como o “Travel Assist”, o novo volante multifunções com sensores capacitamos, o “Side Assist”, “Rear Traffic Alert”, “Lane Assist”, “Adaptive Cruise Control” com assistente de colisão frontal “Front Assist” e caixa de dupla embraiagem de sete velocidades (DSG).  

Três níveis de equipamento

O Volkswagen Caddy MPV é proposto em três níveis de equipamento: Caddy, Life e Style. 

A dotação de série inclui volante multifunções, duas portas de correr laterais, sistema de rádio com ecrã de 6,5 polegadas, ar condicionado e sistema de deteção de fadiga.

O nível de equipamento Life acresce as jantes de liga leve de 16 polegadas, um sistema de infotainment com ecrã de 8,25 polegadas, mesa desdobrável para a segunda fila de bancos, barras de tejadilho (pretas), para-choques na cor da carroçaria, espelhos retrovisores exteriores retráteis, com regulação elétrica e aquecidos, consola central com apoio central de braços e regulação dos apoios lombares do banco do condutor. 

O topo de gama do Caddy MPV é o Style que conta com jantes de liga leve de 17 polegadas, faróis e luzes traseiras em LED, ajuda ao estacionamento ParkPilot (frente e traseira), barras de tejadilho prateadas e um pacote cromado para o exterior.

O habitáculo desta versão premium oferece volante multifunções em couro, ar condicionado automático (Air Care Climatronic), App Connect, revestimentos dos bancos em “ArtVelours” e, pela primeira vez, instrumentos digitais (Digital Cockpit). 

O Volkswagen Caddy MPV já se encontra disponível nos concessionários da Volkswagen Veículos Comerciais com preços de venda ao público a partir de 32.979 euros.