Publicidade

Volkswagen revela a quinta geração da Caddy

Texto: Carlos Moura
Data: 21 de Fevereiro, 2020

Com base na plataforma MBQ do Grupo Volkswagen, utilizada na oitava geração do Golf, a Volkswagen Veículos Comerciais desenvolveu a quinta geração do modelo Caddy, que entrará em comercialização no mês de outubro. Os preços ainda não foram definidos.

A nova Caddy estará disponível nas versões furgão de mercadorias (apenas com dois lugares dianteiros), como veículo de passageiros de cinco ou sete lugares e em diferentes variantes de passageiros (MPV), incluindo a Pan Americana ou a Edition.

A designação dos diferentes níveis de equipamento das versões de passageiros foi igualmente reconfigurado: o nível de entrada recebe a designação Caddy, seguindo-se as especificações Life e Style. A marca alemã sublinha que todos os modelos virão melhor equipados do que os atuais. No interior, o novo Caddy oferece soluções tecnologicamente avançadas e mais espaço.

Cockpit digital

Volkswagen Caddy 5 Furgão

A versão de mercadorias estará disponível nas versões Curta e Maxi, que permitem transportar um volume útil de carga de 3,2 m3 e 3,7 m3, respetivamente. A versão longa permite ainda carregar duas eupropaletes lateralmente, contando, para o efeito, com uma das portas mais largas do seu segmento, com 80 centímetros.

A cabina é mais um exemplo das sinergias com a oitava geração do Golf, uma vez que recebe um painel de instrumentos totalmente novo, constituído pelo novo Cockpit Digital e um ecrã tátil na consola centras com dimensões entre 6,5 e 10 polegadas.

A fusão entre o Cockpit Digital e o sistema de navegação de dez polegadas cria um novo ambiente digital de indicadores e comandos: o Innovision Cockpit. Este último possui uma unidade de conectividade online (OCU) com um eSIM integrado para permitir o acesso aos serviços móveis online e às funções do “Volkswagen Me” através dos sistemas de infoentretenimento.

Outra novidade no Caddy é a substituição do tradicional comando giratório da iluminação por botões digitais para as funções de iluminação, faróis de nevoeiro, audio e menus, que estão localizados no lado esquerdo. Vários itens do menu central de comando podem ser acedidos rapidamente através de botões de acesso direto.

Assistência à condução

A quinta geração da Caddy conta com novos sistemas de assistência ao condutor, sendo seis totalmente novos. Um deles é o Travel Assist, que disponibiliza um nível de condução de nível 2, sendo constituído pelo ACC (Active Cruise Control), pelo assistente de manutenção da faixa de rodagem e vários sensores. Igualmente novo é o Trailer Assist, já familiar do Crafter, o Side Assist e o Rear Traffic Alert.

No capítulo mecânico, a gama Caddy recebe motores diesel que cumprem a norma Euro 6 que entra em vigor em 2021 e estão equipados com filtros de partículas. Os blocos TDI, que são propostos em motorizações de 75 cv, 90 cv e 122 cv, recebem um sistema de doseamento duplo, que inclui dois conversores catalíticos SCR e o dobro da injeção de AdBlue, para reduzir os níveis de emissões de NOx.

A marca alemã anuncia ainda uma redução no consumo de combustível até 12%. Além dos motores diesel também estarão disponíveis propostas a gasolina com 116 cv e a gás natural comprimido (TGI).