Publicidade

Cinco estrelas para Volkswagen Caddy nos testes Euro NCAP

Texto: Carlos Moura
Data: 11 de Janeiro, 2022

O Volkswagen Caddy conquistou a classificação máxima de cinco estrelas do Euro NCAP depois de passar nos rigorosos testes de colisão daquela entidade independente.

A quinta geração do Volkswagen Caddy obteve a pontuação máxima de cinco estrelas atribuída pelo Euro NCAP e a versão MPV deste modelo é a primeira do seu segmento a alcançar esta classificação, tornando-se num dos veículos de passageiros mais bem avaliados em 2021.

Não obstante o maior grau de exigência destes testes de colisão, a versão MPV do Caddy demonstrou uma clara melhoria face à geração anterior. Em comparação com outros pequenos monovolumes do segmento B também passa a constituir a nova referência no domínio da segurança.

De acordo com o relatório detalhado dos testes do Euro NCAP, o Caddy alcançou, por exemplo, 84 por cento em termos de proteção de ocupantes adultos e 82 por cento no caso de crianças. No que diz respeito aos sistemas de segurança instalados no veículo, o Caddy também obteve pontuações elevadas, o que contribuiu para a classificação máxima de cinco estrelas. 

Na área de segurança passiva, novas soluções, como airbags de proteção para a cabeça em todas as filas de bancos (independentemente de o veículo ser de dois, de cinco ou de sete lugares), e a proteção entre os ocupantes à frente agora implementada, ajudou o Caddy a cumprir o novo nível de especificações do Euro NCAP no caso de uma colisão lateral.

LEIA TAMBÉM
Com base Golf. Volkswagen Caddy MPV é a alternativa aos monovolumes

Numa emergência, o sistema de proteção insufla um airbag entre os ocupantes dianteiros. Graças à comunicação wireless, o aviso de passageiros sem cinto colocado é ativado em todos os lugares, mesmo para os bancos removíveis das segunda e terceira filas. 

Plataforma MQB

Construído com base na plataforma transversal modular (MQB) do Grupo Volkswagen, o Caddy recebeu muitas das soluções tecnológicas introduzidas em modelos como o Golf, tornando-o ainda mais prático, eficiente e funcional.

O Volkswagen Caddy MPV é disponibilizado em dois comprimentos de carroçaria – Normal e Maxi – com cinco ou sete lugares, associadas a motorizações 2.0 TDI de 102 e 122 cv ou 1.5 TFSi de 114 cv, com caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem (DSG) de sete relações.

O Caddy MPV é comercializado de série com cinco bancos e, em opção, está disponível um terceira fila de assentos, que o permite transformar numa viatura de sete lugares.

Os bancos da última fila podem ser removidos individualmente para oferecer a maior flexibilidade. Estas versões de passageiros oferecem um volume útil de carga até 2556 litros e mesmo com os cinco bancos em posição normal continua a disponibilizar um volume de 1213 litros.