Publicidade

A fundo! Verstappen mostra o quão divertido pode ser o novo Civic Type R

Texto: Francisco Cruz
Data: 12 de Setembro, 2022

Depois de já ter sido o feliz proprietário de uma unidade da geração anterior, que entretanto vendeu, o campeão do mundo de Fórmula 1, Max Verstappen, foi já convidado a testar a nova geração do Honda Civic Type R. Sendo que, a acreditar no vídeo que a marca nipónica fez do momento, o holandês já deve estar a preparar-se para encomendar a sua mais recente máquina!

Apresentada no passado mês de julho, a nova geração Honda Civic Type R anuncia-se, desde já, com um peso acrescido sobre os ombros: não só é a geração mais potente de sempre do modelo, como também é – supostamente – a última a ser comercializada na Europa exclusivamente com motor de combustão.

Entretanto e embora ainda não estando em comercialização no Velho Continente, a verdade é que o campeão do mundo de Fórmula 1, Max Verstappen, já conseguiu conduzir a também mais recente evolução do Type-R. Deixando a ideia de que, este novo desportivo, tem tudo para ser garantia de intensos momentos de divertimento ao volante!

De resto e sobre o vídeo que foi publicado pela Honda Austrália, na sua conta de YouTube, sob o título ‘The Ultimate Detour’, a diversão surge na sequência de um “tempo morto” na habitualmente repleta agenda do campeão do mundo de Fórmula 1. Com o holandês a aproveitar as poucas horas livres para fazer um desvio até ao circuito Euro-ring, na Hungria, para conhecer, in loco, o novo Civic Type-R.

LEIA TAMBÉM
Bastou 72 horas! Honda Civic Type R só chega em 2023 mas já esgotou em Portugal

No entanto e ao contrário do que se poderia, inicialmente, pensar, este primeiro contacto acabou indo muito além do simples admirar das linhas do novo Type R, com Verstappen a conseguir entrar no carro e a sair “disparado” para a pista. Onde, a partir daí, inicia uma intensa e encarniçada luta contra o cronómetro, tentando fazer a melhor volta possível, em que só a amostragem da bandeira de xadrez consegue colocar um ponto final. Mas por pouco tempo, diga-se…

Com mais potência e binário

Momento de puro divertimento a que dá gosto assistir, o vídeo vem, de resto, elevar as expectativas relativamente a um Type R que, como aqui já referimos, se anuncia como a versão mais potente de sempre. Graças, neste caso, aos 320 cv de potência e 420 Nm de binário que passa a ser possível retirar do já conhecido quatro cilindros 2.0 litros turbo, conjugado – ainda e sempre… – com uma caixa manual de seis velocidades.

O novo Civic Type R traz mais potência e binário
O novo Civic Type R traz mais potência e binário

De resto e também fruto destes números, vale a pena não esquecer que este novo Civic Type R reconquistou já o ceptro de modelo de duas rodas motrizes mais rápido a cumprir o traçado de Suzuka. Tudo apontando, mesmo com muitos dados ainda por conhecer, para que não fique por aí…

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO