Publicidade

Novo Honda Civic Type R bate recorde da volta mais rápida em Suzuka

Texto: Carlos Moura
Data: 8 de Abril, 2022

O novo Honda Civic Type R bateu o recorde da volta mais rápida ao circuito Suzuka para automóveis de tração dianteira, batendo a anterior melhor marca que já pertencia à (ainda) atual geração deste modelo.

O novo Honda Civic Type R ainda não foi apresentado oficialmente, mas já está a causar sensação e a bater recordes da volta mais rápida.

O desportivo compacto de cinco portas marcou presença no exigente circuito de Suzuka no Japão onde efetuou uma volta em 2m23,120 segundos, melhorando o tempo alcançado pela versão Limited Edition da geração atual de 2m23,993 segundos. Isto significa menos quase um segundo, o que não deixa de ser impressionante.

Em ambos os casos, o hatchback de cinco portas efetuou os 5,8 quilómetros da pista. Tal como o seu antecessor que tinha batido o anterior detentor do recorde,  o Renault Megane RS Trophy-R, o novo Civic Type R efetuou um início arrebatador. Será de referir que este recorde é para automóveis de tração dianteira e num determinado ponto do circuito foi registada uma velocidade de 231 km/h.

Com 320 cv na Europa

Curiosamente, a Honda tapou o painel de instrumentos do novo Civic Type R, provavelmente para esconder pormenores do design interior. O novo Type R está equipado com uma evolução do motor a gasolina de 2,0 litros, acoplado a uma caixa de velocidades manual.

LEIA TAMBÉM
Com modo Nürburgring e preço à altura. Volkswagen Golf R já chegou a Portugal

Este bloco deverá desenvolver uma potência de 320 cv na Europa e no Japão com a utilização de gasolina de 98 octanas, enquanto nas outras regiões terá menos 10 cv.

O novo Civic Type R deverá ser o último automóvel da Honda com motor de combustão a ser lançado na Europa. Quando começar a ser comercializado, ainda este ano, terá de enfrentar a concorrência do novo Toyota GR Corolla e do Volkswagen Golf R, embora estes últimos tenham tração integral. A nova geração do BMW M2 e do Nissan Z também deverão ser reveladas em 2022, aumentando a oferta neste segmento de desportivos de elevadas prestações.

Novo Honda Civic Type R, ainda camuflado, bate a melhor volta em Suzuka para automóveis de tração dianteira