Vendas do Alfa Romeo Tonale caem a pique devido ao Junior

A Alfa Romeo apostou em força no Tonale como o seu principal motor de crescimento, mas a chegada do Junior veio alterar por completo os planos da marca italiana. Para procurar recuperar as vendas, este SUV-C vai receber uma segunda atualização…este ano.

A Alfa Romeo tem vindo a procurar sair do vermelho e uma das grandes apostas da marca italiana era o Tonale. Contudo, este panorama alterou-se radicalmente com a chegada do Junior que não só se tornou num campeão de vendas como ofuscou por completo a procura do seu SUV-C. 

As vendas totais da Alfa Romeo registaram um crescimento de 20% no primeiro trimestre de 2025 face a período homólogo de 2024. Além disso, o Tonale já registou mais de 100 mil unidades produzidas desde o seu lançamento em 2022.

O cenário começou a tornar-se sombrio para o Tonale no primeiro trimestre deste ano, já que apenas saíram da linha de montagem no primeiro trimestre. Em termos de comparação, a Alfa Romeo produziu 82 mil unidades deste modelo no ano passado, um número bastante superior aos 36 mil de 2023. Tudo indicava que a sua carreira comercial até parecia promissora, mas entretanto as vendas caíram substancialmente e a marca já está à procura de soluções para voltar a colocar o Tonale nos eixos.

Lançado em 2022, o Tonale recebeu uma ligeira atualização em 2025 e ao que parece irá voltar a ser renovado já no final deste ano, segundo afirmou o diretor-geral da Alfa Romeo France, Alain Descat, numa entrevista ao Journal Auto. 

“Temos de recuperar o Tonale porque é o pivot da gama”, refere o executivo. “Será renovado no final do ano. Atualmente, o Tonale está a sofrer porque apostamos muito no PHEV, uma motorização que está em queda devido a razões fiscais. A prioridade é é reconstruir a marca e sustentar as vendas para além do Junior”.

Junior "rouba" vendas

O mais recente membro da família da Alfa Romeo é o grande responsável pela perda de protagonismo do Tonale. Este último tinha tudo para permitir a ressureição da marca. O seu design faz uma identificação clara com um Alfa Romeo e para acompanhar a evolução dos tempos conta com luzes esguias LED, assim como a mais recente tecnologia de segurança e informação e comunicação.

Além disso, é um SUV ou crossover que consiste no tipo de carroçaria mais do agrado do consumidor europeu.

Mas se as vendas do Tonale caíram abruptamente no primeiro trimestre, as do Junior seguiram uma trajetória oposta. Segundo o Italpassion já representam 51% das matrículas totais da Alfa Romeo em Itália, 68% em França, 59% na Alemanha e 64% em Espanha.