Ao volante. Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce brilha em Balocco

O Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce, com 280 cv, passou com distinção na prova do complexo de testes de Balocco.

O centro de testes de Balocco foi o palco do primeiro contacto com o Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce. Entre as curvas lentas do traçado Langhe e a velocidade do circuito Alfa Romeo, foram mais de 25 km ao volante do primeiro SUV elétrico do construtor transalpino. Resultado: aprovado com distinção!

A falta de homologação para circular na via pública pode ser um problema. Não para a Stellantis, que tem no complexo de testes de Balocco um conjunto de traçados onde se inclui o Langhe, com mais de 20 km de curvas a simular as estradas de serra da Lombardia.

Frente do Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce

Entre viadutos e passagens inferiores, o Langhe cruza-se com o Alfa Romeo. Uma pista de velocidade onde foram desenvolvidos modelos de competição, desde a Fórmula 1 ao Campeonato Turismo. Foi neste palco de estrelas que conduzimos o novo Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce.

Motor dianteiro de 280 cv

Com motor de 280 cv e 345 Nm de binário, o Junior Veloce promete agitar o segmento B-SUV. Não tanto pelos 5,9 segundos do arranque até aos 100 km/h ou pelos 200 km/h de velocidade máxima. Antes pelo dinamismo da condução.

A suspensão rebaixada 25 mm, com barras estabilizadoras mais firmes, sustem os movimentos da carroçaria com segurança. A direção, uma das mais diretas do segmento, com um rácio de 16,4:1, é agradavelmente comunicativa.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-9.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-11.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-12.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-13.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-14.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-20.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-8.jpg]

Lê a estrada com precisão, confirmando os limites elevados do Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce, cujo eixo dianteiro resiste com teimosia às acelerações laterais. Para este comportamento contribui em muito o novo autoblocante Torsen D.

Parte da versão Veloce de 280 cv, o diferencial mecânico de deslizamento limitado garante que os 345 Nm de binário não se escoem pela roda interior com menor tração. O funcionamento do Torsen sente-se nas saídas das curvas lentas, onde o Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce fecha a trajetória sem ação do volante.

Nervosismo dinâmico

Um nervosismo sensível apenas no modo Dynamic. programas de condução Natural e Advanced Efficency, o binário, a potência e a velocidade máxima são limitados para aumentar a eficiência.

A direção também fica mais filtrada, suavizando as secções do circuito apelidadas de mau piso por quem nunca conduziu em cidades portuguesas. Em circuito, as jantes de 20 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport EV 225/40 não beliscam o conforto.

Por testar ficou a condução em cidade e os consumos, que a Alfa Romeo ainda não homologou. Os dados provisórios apontam para uma autonomia na ordem dos 330 km.

A bateria de iões de lítio tem 54 kWh (51 kWh úteis) e capacidade de receber até 100 kW para repor dos 20 aos 80% em 27 minutos. O novo Alfa Romeo Junior já está disponível nas versões de 156 cv Elletrica (38 500 €) ou Elletrica Speciale (40 500 €) e na testada Elletrica 280 Veloce (47 500 €). Das motorizações mildhybrid de 136 cv sabe-se apenas que o preço de entrada será inferior a 30 000 €.

Dimensões compactas

Todas as motorizações medem 4,17 metros de comprimento, por 1,78 m de largura. A altura varia em função da motorização ser híbrida (1,54 m) ou elétrica de 156 cv (1,53 m) ou 280 cv (1,51 m).

A distância entre eixos segue o mesmo caminho, com as versões elétricas a acrescentarem 5 mm aos 2,55 metros do Junior híbrido. No sentido inverso, a mala da motorização térmica tem mais 15 litros que os 400 l dos elétricos. Estes contam com um útil organizador de cabos sob o capot.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/alfa-romeo-junior-veloce-6.jpg]

No interior das versões Veloce, as únicas disponíveis em Balocco, destacam-se as bacquets Sabelt. São fáceis de ajustar e mantêm o corpo aconchegado durante as transferências de massas mais bruscas. A estrutura é rígida e recortada nas costas. Uma solução que tanto serve para arrefecer as costas como para arrumar os joelhos dos passageiros.

Sem testar outras versões ficámos com a sensação de que o espaço traseiro não é um dos pontos fortes do Junior. Com os joelhos arrumados nos recortes das bacquets, as canelas batem nas costas dos bancos, o que é uma situação inédita…