Rival da britânica Morgan. Vanderhall lança-se em Portugal com dois modelos

Fabricante norte-americano de veículos de três rodas, a Vanderhall chega a Portugal, com dois modelos e quatro versões.

Fabricante norte-americano de veículos de três rodas, a Vanderhall chega, agora, a Portugal, com uma gama de dois modelos - Venice e Carmel -, cada um com quatro versões, todas elas impulsionadas por pequenos blocos General Motors. E com preços a começarem pouco abaixo dos 39 mil euros.

Fundada, em 2010, por Steve Hall, a Vanderhall é um fabricante norte-americano de veículos de três rodas, cujos produtos adoptam um posicionamento muito semelhante ao da europeia Morgan e do seu 3 Wheeler.

Hoje em dia já plenamente instalada do outro lado do Oceano Atlântico, a Vanderhall lança-se, agora, pela mão do empresário português Rui Santos e da empresa Classy Triangle, também em Portugal em Espanha. No caso do nosso País, com uma gama composta, para já, por dois modelos - Venice e Carmel. Sendo que, a principal diferença entre ambos, é, basicamente, o facto de contarem, ou não, com portas.

Vanderhall Venice GT
Vanderhall Venice GT

Impulsionados pelo mesmo quatro cilindros 1,5 litros turbo a gasolina de origem GM, a debitar 194 cv de potência e 275 Nm de binário, o que significa uma divisão peso/potência de 3,41kg/cv no Venice e de 3,72kg/cv no Carmel, a excepção é a versão Blackjack do Venice - espécie de proposta de iniciação à família Vanderhall e, por esse mesmo motivo, equipado com quatro cilindros mais pequeno, de apenas 1,4 litros e 175 cv (3,77 kg/cv). Ainda que e tal como acontece com os restantes, a marca norte-americana não divulgue prestações...

LEIA TAMBÉM
Triciclo, o veículo precursor do automóvel

Com os seus modelos já legalizados na Europa, mercê de uma série de alterações técnicas - bomba de água com maior débito, um outro radiador, novas transmissões e ainda um outro óleo de motor -, ambos os modelos contam com a mesma transmissão automática de seis velocidades, com uma relação de transmissão de 6.11:1, assim como com a mesma suspensão de haste, inspirada na Fórmula 1, com braços oscilantes em alumínio.

Elétricos chegam mais tarde

Entretanto e embora já constando do site oficial da Vanderhall em Portugal, mas ainda não disponíveis em Portugal, dois modelos 100% elétricos: o Edison2 e o Brawley. Este último, a única proposta de quatro rodas, quatro lugares e habitáculo fechado, na oferta da marca de Provo, no Utah.

O interior do Vanderhall Carmel
O interior do Vanderhall Carmel

Começando, no entanto, pelo Edison2, trata-se de um triciclo impulsionado por dois motores gémeos de 52 kWh cada, a fornecerem, em conjunto, uma potência equivalente a 140 cv, assim como um binário máximo de 315 Nm.

A apoiar o sistema de propulsão, uma bateria de 28,8 kW, para anunciar uma autonomia máxima de 320 quilómetros, assim como uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos. Mas também uma travagem dos 100 aos 0 km/h, em apenas 30 metros.

Vanderhall Carmel
Vanderhall Carmel

Mais tarde e já como parte da linha de modelos para 2022, deverá chegar o Brawley, veículo de aventura que passará a ser, também, o primeiro modelo de quatro rodas, com cabine fechada de quatro lugares, a figurar na oferta do fabricante.

Com uma imagem claramente inspirada nas bajas, para a qual contribuem não apenas os pneus de 35 polegadas em jantes de 18", como também e principalmente, uma suspensão com um curso de 20", este modelo recorre a quatro motores elétricos controlados individualmente, a debitarem em conjunto mais de 400 cv de potência e 651 Nm de binário, para evoluir. Tecnologia a que junta, depois, não somente um sistema de travagem regenerativa, mas, principalmente, um sistema de quatro rodas direccionais, para maior manobrabilidade.

Vanderhall Venice GT
Vanderhall Venice GT

Tendo na base uma arquitectura elétrica de 300V, o Brawley deverá ser capaz de fazer até 320 km com uma só carga, ao mesmo tempo que oferecerá a possibilidade de carregamento rápido DC, a permitir repor até 80% da capacidade das baterias, em menos de uma hora. Ou, pelo menos, é o que diz a Vanderhall.

Preços a partir de 38.795€

Finalmente e com todas as versões dos modelos Venice e Carmel já disponíveis para venda e entrega (praticamente) imediata ao cliente, uma última referência, para os preços. Os quais começam nos 38.795,40€, valor pedido pelo Venice Blackjack, com as versões acima deste modelo a custarem 43.895,40€ (Venice), 48.395,40€ (Venice GT) e 51.995,40€ (Venice GTS).

Vanderhall Carmel
Vanderhall Carmel

Passando ao Carmel, preços a iniciarem-se nos 53.695,40€ (versão de entrada), com o GT a começar nos 58.195,40€, e o GTS, nos 61.795, 40€.

Quanto ao elétrico Edison2, não são ainda conhecidos preços para o nosso País...