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Triciclo, o veículo precursor do automóvel

Texto: Miguel Policarpo
Data: 21 de Junho, 2018

É comum associarmos triciclos aos veículos que as crianças utilizam para se divertirem. No entanto, o próprio termo remete para um sentido mais lato, o dos veículos de três rodas. E sabia que os triciclos foram cruciais para o desenvolvimento dos motores de combustão interna?

É mesmo verdade, os veículos de três rodas foram imprescindíveis para o desenvolvimento dos motores de combustão interna – e pelo simples facto de que os primeiros veículos a utilizarem estes propulsores foram precisamente os triciclos, no longínquo século XIX. Prestamos tributo a estes elementos que contribuíram (e de que forma) para a evolução da indústria automóvel como a conhecemos hoje. Percorra a galeria e recorde alguns dos mais fascinantes triciclos, um tipo de veículo que ainda hoje é produzido.

Mercedes-Benz Patent-Motorwagen
Começamos pelo incontornável Mercedes-Benz Patent-Motorwagen. Construído em 1885 por Karl Benz, foi o primeiro carro a dispor de um motor de combustão interna.
O motor a dois tempos produzia 0.66cv. O verdadeiro precursor dos motores de combustão interna.
Campagna T-Rex
Com uma aparência irreverente, o T-Rex recebeu vários motores mas o mais notável é o de 1.65l de 6 cilindros da BMW.
O propulsor dos germânicos consegue desenvolver 160cv de potência às 7,750rpm e um binário de 175 Nm.
Carver One
O Carver One tem a particularidade de se conseguir inclinar como uma mota, graças a um sistema automático de equilíbrio. (Foto - Wikipedia)
Oferece uma lotação para duas pessoas e dispõe de um motor de quatro cilindros capaz de debitar 68cv
Elio P5
O P5 nunca obteve o sucesso esperado. A Elio esperava alterar o paradigma dos transportes nos Estados Unidos
Ainda assim, realce para as suas caraterísticas: um bloco de 0.9l a gasolina capaz de desenvolver 55cv. A velocidade máxima fixa-se nos 160 km/h
Mazda K360
Construído em 1959, este veículo de três rodas era uma autêntica ferramenta de trabalho no Japão, dada inclusive a manobrabilidade em ruas estreitas (Foto - Wikipedia)
Um volante, dois bancos, duas portas e janelas. Alguns dos argumentos deste veículo (Foto - Wikipedia)
Morgan 3 Wheeler
Um icónico veículo de três rodas. O Morgan 3 Wheeler combina um visual apelativo a um desempenho notável.
Utiliza um sistema de transmissão de cinco velocidades da Mazda e um bloco de dois cilindros a gasolina. A potência é de 82cv.
Polaris Slingshot
O exterior dispensa apresentações, mas mesmo assim vamos tentar: um visual agressivo.
O Slingshot - palavra que significa fisga - utiliza o motor de 2.4l Ecotec da GM, que debita 173cv e 225Nm de binário. Garante cabelos ao vento...
Reliant Regal
Parece uma carrinha "normal", mas falta-lhe uma roda. Bem, é por isso que é um triciclo.
O Reliant Regal foi produzido entre 1953 e 1973. Vinte anos deste veículo de três rodas do Reino Unido.
Toyota i-Road
Um protótipo de uma solução para a mobilidade urbana da Toyota. Pesa apenas 300 kg e mede 2350mm de comprimento e 1455mm de altura.
Apesar das dimensões reduzidas, tem dois lugares. E é amigo do ambiente, uma vez que é alimentado por dois motores elétricos de 2 kW.
Vanderhall Venice Roadster
Um veículo de três rodas que qualquer um gostaria de ter na garagem. O Vanderhall Venice Roadster promete diversão.
O propulsor a gasolina consegue desenvolver 140cv de potência. Este também promete cabelos ao vento...

Os veículos de três rodas elétricos também aceleraram no CES de 2018. Recorde o Edison2 da Vanderhall Motor.

Via Motor1