Transmaia reforça frota com Mercedes-Benz Actros L

A Transmaia encomendou dez tractores Mercedes-Benz Actros L com Pro Cabin à Sociedade Comercial C. Santos que se vieram juntar aos 26 semirreboques Kögel Cargo adquiridos recentemente ao fabricante alemão de material circulante.

A Transmaia adquiriu dez novas unidades Mercedes-Benz Actros L com a nova cabina Pro Cabin, que serão entregues pela Sociedade Comercial C. Santos. Os tractores vêm equipados com motor diesel de 13 litros com 450 cv.

Estas são as primeiras viaturas do Actros L com a nova cabina da Mercedes-Benz Trucks a serem integradas na frota da empresas que tem sede em S. Mamede Coronado (Trofa).

Face a modelos anteriores, o Mercedes-Benz Actros L com Pro Cabin é mais económico, confortável e aerodinâmico. A cabina, inspirada na utilizada no Mercedes-Benz eActros 600, foi projetada para a otimização da eficiência aerodinâmica, favorecendo o fluxo de ar, com impacto positivo ao nível do consumo de combustível com uma redução de até 3% no novo Actros L.

“Estas unidades Mercedes-Benz Actros L 1845 Pro Cabin representam, para nós, ganhos em termos de redução de consumos de combustível e de emissões de gases poluentes, isso é melhor não só para o ambiente, mas também para a nossa operação, com ganhos de eficiência que nos permite melhorar o serviço ao cliente”, confirma Alfredo Maia, CEO da Transmaia.

Empresa familiar constituída em maio de 1982, tendo origem na empresa Adriano Sousa Maia & Filhos Lda, fundada pelo pai dos atuais sócios, na década de 1940, a Transmaia conta atualmente com 435 viaturas próprias, muitas delas da marca Mercedes-Benz Trucks e fornecidas pela Sociedade Comercial C. Santos.

Atualmente na terceira geração, teve sempre nos objetivos ser a empresa de referência no setor. “Ser referência é, claro, sê-lo em termos de qualidade de serviço, mas também de eficiência, de custos e ambiente. É um objetivo diário da nossa equipa – com mais de 650 pessoas – e as constantes renovações de frota são, também, um caminho para isso”, acrescenta Alfredo Maia.

Aquisição de 26 semirreboques Kögel

Além do material de tração, a Transmaia também adquiriu recentemente 26 semirreboques Kögel Cargo de três eixos. Aqueles equipamentos destacam-se por um chassis leve, uma construção robusta e uma elevada capacidade de carga útil.

Os semirreboques Kögel Cargo caraterizam-se pela construção com materiais de alta qualidade e elevada resistência. Contudo, o factor determinante para a Transmaia foi o peso reduzido dos equipamentos porque contribui para um menor impacto ambiental – uma prioridade fundamental para a empresa.

Igualmente valorizada pela Transmaia é a estrutura de lonas dos veículos Kögel. Com abertura lateral completa, permite operações de carga e descarga rápidas e eficientes – uma mais-valia sobretudo no transporte de carga fracionada ou mercadorias paletizadas.

Os três eixos dos Kögel Cargo proporcionam uma distribuição de carga mais uniforme, melhor comportamento em estrada e maior segurança, nomeadamente em percursos longos ou em condições de condução exigentes.

“É verdadeiramente impressionante o que a Transmaia construiu ao nível das suas instalações e organização. Enquanto empresa consolidada em Portugal e em contínua expansão, demonstra abertura para as vantagens adicionais dos nossos equipamentos e serviços,” afirma Thore Bakker, Diretor Comercial (CSO) da Kögel Trailer.

Além da expansão da frota, a Transmaia também está a considerar a digitalização da sua frota em parceria com a Kögel. Com o sistema Kögel Telematics, é possível recolher e analisar dados relevantes dos reboques em tempo real. Isso possibilita uma gestão mais eficiente da utilização da frota, manutenção preventiva e maior transparência – alinhando-se com a filosofia da empresa de oferecer soluções de transporte modernas e inteligentes, centradas nas necessidades dos clientes.

O reforço da frota da Transmaia está inserido no plano estratégico para o crescimento da empresa no futuro, especialmente no que respeita à expansão da cobertura nos mercados europeus..