Publicidade

Conheça os segredos do sensacional Toyota GR Corolla

Texto: Carlos Moura
Data: 23 de Abril, 2022

Os segredos do Toyota GR Corolla contados pelo próprio engenheiro-chefe de desenvolvimento da marca nipónica Naoyuki Sakamoto. Pena que este desportivo não venha para a Europa. 

O Toyota GR Corolla está a suscitar um elevado interesse por parte dos fãs da marca japonesa e também uma grande curiosidade acerca dos detalhes técnicos.

Em declarações aos nossos colegas da Car & Driver, o engenheiro-chefe da Toyota, Naoyuki Sakamoto, revelou alguns segredos acerca do novo desportivo. Começou por dizer – e não é pouco – que não tem muito em comum com o resto da gama. Isso inclui uma grelha gigante que é “enorme em comparação com o Corolla de produção” e um sistema de tração integral único neste modelo.

Toyota GR Corolla possui um chassis reforçado

O engenheiro-chefe da Toyota também disso que “foi desenvolvido a partir da competição, dos carros de ralis, e que oferece “muito controlo de aceleração em diferentes condições”. Acrescentou que o peso em vazio (tara) da versão Circuit Edition é de apenas 1451 kg.

Mais potente do que o GR Yaris

A Toyota conseguiu extrair mais potência do motor de três cilindros que é de 303 cv no GR Corolla contra os 270 cv do GR Yaris. A estrutura também foi modificada para conseguir suportar a potência adicional.

“O chassis foi reforçado com mais 349 pontos de soldagem e 2,7 metros mais de selantes. O piso é diferente na parte traseira para acomodar o diferencial. Também mudámos a bateria da frente para trás por uma questão de melhor distribuição do peso”, afirma Naoyuki Sakamoto.  

LEIA TAMBÉM
Mas não na Europa! Toyota desafia Honda e Volkswagen com GR Corolla de 300 cv

A versão Circuit Edition também recebe um painel do tejadilho em fibra de carbono forjada que foi adotada não só para baixar o custo mas também pelo seu impacto visual. De acordo com Naoyuki Sakamoto, o trabalho de desenvolvimento teve início em 2018, isto é, antes do GR Yaris. Isso coincidiu com o anúncio do GR Super Sport Concept que formas variadas antes de ter sido colocado na gaveta no ano passado.