Publicidade

A horas da apresentação. Toyota GR Corolla mostra-se em imagens e dados

Texto: Francisco Cruz
Data: 31 de Março, 2022

Embora com apresentação agendada para as próximas horas, o Toyota GR Corolla acaba de ver antecipadamente desvendados alguns detalhes sobre aquela que será a versão mais viciante do hatchback japonês. Tudo isto, com imagens e vídeo.

A informação foi inadvertidamente divulgada através de uma página de Internet que, certamente por descuido, acabou ficando online e divulgando, não apenas alguns dados, como também as imagens já divulgadas por várias publicações internacionais que nós, aqui, também reproduzimos. E que, diga-se, acabam elevando as expectativas quanto ao futuro Toyota GR Corolla!

Quanto às imagens agora reveladas, mostram uma carroçaria de visual bem mais agressivo, ainda que mantendo as cinco portas, e que é sinónimo das ambições bem mais desportivas desta versão. E que têm a sua expressão maior numa grelha frontal de maiores dimensões, saídas de ar no capot, cavas das rodas mais volumosas, num spoiler traseiro especialmente robusto, assim como num conjunto de três saídas de escape.

Exibindo uma estética impactante e desportiva, o GR Corolla destaca-se, igualmente, por uma solução de três ponteiras de escape... diferentes entre si.
Exibindo uma estética impactante e desportiva, o GR Corolla destaca-se, igualmente, por uma solução de três ponteiras de escape… diferentes entre si.

Igualmente distintas das soluções aplicadas no Corolla standard, as jantes em liga leve de concepção mais desportiva, conjugadas com um sistema de travagem de maiores dimensões.

Quanto ao propulsor escolhido, a Toyota optou por recorrer ao mesmo motor do GR Yaris, um três cilindros 1.6 Turbo, mas com potência aumentada dos 261 originais para os 304 cv, o mesmo acontecendo com o binário, que passa a ser de 370 Nm.

LEIA TAMBÉM
Também para a Europa? Toyota mostra futuro GR Corolla

A enviar a potência para ambos os eixos, surge uma caixa manual de seis velocidades, tal como no GR Yaris, e também aqui apurada com a presença do sistema IMT, assim como de um sistema de vectorização de binário que consegue fazer variar a potência entre eixos de 50-50 até 30-70, de forma a optimizar a tracção em todas as situações.

Nos dados agora divulgados, não estão ainda as prestações prometidas para este Toyota GR Corolla, embora tudo aponte para valores de elevado quilate. Tal como não se sabe ainda se o modelo será, ou não, lançado nos mercados europeus, já que todas as informações “transpiradas” até ao momento tiveram origem nos EUA.

Uma das imagens anteriormente divulgadas relacionadas com o futuro Toyota GR Corolla
Uma das imagens anteriormente divulgadas relacionadas com o futuro Toyota GR Corolla

Aliás, importa recordar que a gama Yaris, GR Yaris incluído, já não é comercializada nos EUA, pelo que o GR Corolla, cuja lançamento em terras do Tio Sam está já assegurado, poderá ser a forma encontrada pela Toyota, de preencher a lacuna deixada com a decisão de não vender o hot-hatch do outro lado do Atlântico.