Toyota desenvolve veículo lunar tripulado (com vídeo)

Texto: Filipe Bragança
Data: 12 Março, 2019

A Toyota e a Agência Espacial Japonesa anunciarem um acordo de cooperação com o objectivo de desenvolver um veículo lunar tripulado.

No seguimento de um acordo do projeto espacial nipónico com a Toyota para um veículo lunar tripulado, ficou a saber-se da possibilidade de ter um meio de transporte com a tecnologia de células de combustível no satélite do nosso planeta. A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) anunciou que, ainda que não existam planos para o lançamento de foguetões tripulados a curto-prazo, o desenvolvimento deste tipo de veículos pode ser um grande contributo para o futuro do programa espacial.  Koichi Wakata vice-presidente da JAXA sublinha que “este veículo será um elemento fundamental no apoio à exploração lunar, apontada para a década de 30 este milénio”. Koichi Wakata afirmou mesmo que este veículo deverá ser lançado em 2029.

 

Embora ainda se encontre numa fase conceptual, nas imagens disponibilizada pela Toyota podemos observar que a ideia por detrás deste concept é um ‘rover’ de seis rodas. E, mesmo com quantidade reduzida de combustível, pelo recurso à tecnologia FCV a hidrogénio a autonomia na Lua será de 10.000 quilómetros. O comprimento total será de seis metros e os seus 13m2 no interior estão pensados para dois passageiros. No entanto, em caso de emergência (algo a ter em atenção pois a ajuda está a 384.400 quilómetros de distância…) será possível transportar quatro ocupantes.

 

Veja também:

Astronauta fotografa circuitos a partir do espaço
As melhores tecnologias modernas do automóvel…
‘Drifter’ transplanta motor do Supra antigo para o novo
Os elétricos do Salão de Genebra 2019

 

Fonte: Autoblog.com