Mobieco

Os elétricos do Salão de Genebra 2019

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 Março, 2019

O Salão de Genebra este ano veio prometer, mais do que nunca, uma verdadeira revolução nas motorizações. Veja agora os modelos que anunciam a aguardada ofensiva dos elétricos

Nos últimos anos o Salão de Genebra tem servido de palco para vários concepts elétricos, que vieram confirmar o interesse das marcas nas novas motorizações. Mas nunca como este ano se sentiu que essa transição energética está para breve. E se a escolha do Jaguar I-Pace como Carro Europeu do Ano veio confirmar as capacidades desta tecnologia, acabaram por ser as propostas de marcas de maior volume a anunciar os ventos de mudança. Apesar de também serem muitos os fabricantes a optar pelos híbridos, a chegada do Peugeot e-208, com uma imagem idêntica à versão com motor de combustão, foi o maior exemplo dos ventos de mudança que se fazem sentir.

Audi Q4 e-Tron concept
Se gostou do concept, não se preocupe. Só falta um ano para que este modelo faça companhia ao e-Tron na gama de emissões 0 da Audi
Citroën Ami One
Não precisa de motores de combustão... nem de carta de condução. Este "amigão" da Citroën mostra futuras soluções de mobilidade
Fiat Centoventi Concept
A Fiat surpreendeu com este concept de estilo clássico e altamente personalizável. Um dos conquistadores do Salão de Genebra 2019
GFG Kangoroo
Provavelmente o mais estranho dos elétricos de Genebra. Tenta ser em simultâneo um SUV e um desportivo, mas o resultado é estranho...
Hispano Suiza Carmen
Esta Carmen é bem fogosa e capaz de deixar em estado de choque qualquer rival, anunciando mais de 1000cv oriundos de dois motores elétricos.
Honda E-Prototype
Segue as pisadas de um primeiro concept elétrico de estilo "retro" da Honda. Só esperamos que não mude muito até chegar à produção...
Jaguar I-Pace
Não foi apresentado em Genebra, mas veio ao palco helvético para receber o prémio de Carro Europeu do Ano. E por isso, merece destaque nesta lista.
Kia Soul EV (versões de 64 kWh e de 39,2 kWh)
Atualização para o modelo elétrico da Kia, disponível com dois níveis distintos de autonomia.
Lagonda All-Terrain Concept
O Lagonda promete ser o mais evoluído e tecnológico elétrico de luxo. Este concept, apesar das formas algo estranhas, vem confirmar essa ambição.
Peugeot e-208
É a maior novidade entre os elétricos de Genebra, e chega ao mercado no outuno.
Com imagem idêntica à do modelo com motor de combustão, o e-208 anuncia 136cv de potência e 360km de autonomia.
Piech Automotive Mark One
Promete 400km de autonomia num carregamento de somente 4 minutos. Será este novo modelo o prenúncio da revolução elétrica?
Pininfarina Battista
São 1900cv de potência elétrica que fazem dele o desportivo mais potente de Itália. E promete ser mais veloz em aceleração que um F1
Polestar 2
É o "anti-Tesla Model 3", procurando assumir-se como rival do elétrico americano. Tem 500km de autonomia e aceita cargas até 150 kW
Skoda Vision IV Concept
Mostra o futuro elétrico da marca checa e apresenta dimensões similares ao Kodiaq
VW ID Buggy
Vem demonstrar como a plataforma MEB pode ser usada para modelos de produção limitada, e o resultado é genial.

Mas, além dele, também a Honda, a Fiat e a Skoda, com protótipos de espetacular beleza e a precisar poucas mudanças para chegar à produção, vieram anunciar que os fabricantes “generalistas” vão ter papel preponderante na eletrificação. Além disso, temos um dos percursores dessa mudança, o Kia Soul EV, a apresentar-se renovado no Salão de Genebra, e o ID Buggy a mostrar a versatilidade que as plataformas modulares para modelos de emissões 0 vão oferecer. A terminar, destaque para dois desportivos que também demonstram claramente o potencial desta tecnologia. Um deles, o Piech Mark One, mostra-nos como os tempos de carga estão a acelerar. Mas acelerar mesmo a sério é com o Pininfarina Battista, que promete ser mais veloz que um Fórmula 1…

 

Veja também:

Os desportivos do Salão de Genebra
Todas as novidades do Salão de Genebra
Porsche Taycan já tem 20.000 encomendas
Leaf atinge número de vendas histórico
Próximo Pagani terá versão elétrica
Os elétricos que mantêm os apoios do Estado
Os veículos elétricos mais vendidos em Portugal durante 2018

Partilhar