Publicidade

Tal como a “maioria silenciosa”. CEO da Toyota duvida que futuro seja só elétrico

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Dezembro, 2022

Numa altura em que todo o mercado começa a interiorizar a Mobilidade Elétrica como a solução de futuro, eis que o CEO da Toyota Motor Corporation assume estar entre a “maioria silenciosa” na indústria automóvel que tem dúvidas que os veículos elétricos (EV) possam a ser a única solução para o futuro. Defendendo mesmo que a neutralidade carbónica só pode ser alcançada com recurso a várias soluções tecnológicas.

Líder do maior fabricante automóvel a nível mundial, que, apesar da forte aposta nos veículos elétricos (EV), não tem deixado de diversificar o investimento por várias outras soluções, como é o caso do hidrogénio, Akyo Toyoda volta, assim e com estas declarações, proferidas durante a apresentação do protótipo de pickup a hidrogénio apresentada na Tailândia, a defender a necessidade do sector não colocar todas as fichas numa só solução tecnológica.

Pelo contrário e no entender da principal figura da Toyota Motor Corporation, é preciso fazer uma aposta diversificada e que deverá passar pelos híbridos, híbridos plug-in, hidrogénio e veículos elétricos a bateria.

o Presidente e CEO da Toyota Motor Corporation é um dos defensores da estratégia de recurso a vários tipos de trens de força, na persecução do objectivo último que é a neutralidade carbónica
o Presidente e CEO da Toyota Motor Corporation é um dos defensores da estratégia de recurso a vários tipos de trens de força, na persecução do objectivo último que é a neutralidade carbónica

“As pessoas envolvidas na indústria automobilística são, em grande parte, uma maioria silenciosa”, começou por dizer Toyoda, defendendo que “esta grande maioria silenciosa está, neste momento, a perguntar-se se os EVs são, realmente, a solução ideal, para poderem ser considerados a única opção”.

LEIA TAMBÉM
Crescimento do mercado obriga Toyota a rever
a estratégia para os elétricos

No entender do CEO da Toyota, estas pessoas “acreditam que [os EV] são apenas a tendência, pelo que não podem falar abertamente sobre o tema… Contudo, aquela que poderá ser considerada a solução melhor ainda não é algo totalmente claro, pelo que não devemos limitar-nos a apenas uma opção.”

Entretanto e numa altura em que, segundo este mesmo responsável, já existe uma maior abertura para outras soluções, Toyoda não deixa de recordar que, “há dois anos, eu era a única pessoa a fazer este tipo de declarações” contra a solução única como eram encarados os EV.

A Toyota é uma das poucas marcas automóveis com um modelo fuel cell a hidrogénio à venda na sua gama
A Toyota é uma das poucas marcas automóveis com um modelo fuel cell a hidrogénio à venda na sua gama

“De forma a conseguirmos alcançar a neutralidade de carbono, temos de ter bem presente que o verdadeiro inimigo é o carbono e não um trem de força específico”, defendeu. Acrescentando que, “francamente, os veículos elétricos a bateria não são a única forma de atingir as metas mundiais de neutralidade de carbono. Na Toyota, acreditamos na criação de um portfólio completo de opções de redução de carbono para os nossos clientes, desde veículos elétricos híbridos e veículos elétricos plug-in, até carros elétricos a bateria e veículos movidos a célula de combustível”.