TJA vai testar camião elétrico chinês Windrose

A Windrose Technology escolheu a TJA - Transportes J. Amaral para dar os primeiros passos em Portugal, disponibilizando para testes em condições reais de utilização de um camião elétrico de longo curso que promete uma autonomia de até 700 quilómetros.

Após a aquisição dos primeiros camiões elétricos MAN eTGM e eTGX, a empresa TJA - Transportes J. Amaral prossegue a sua política de redução da pegada de carbono na atividade dos transportes com o teste de um camião elétrico de demonstração da chinesa Windrose Technology.

A TJA é a primeira empresa no nosso país a conhecer de perto o projeto de expansão da Windrose Technology e a testar em condições reais de operação um dos seus protótipos. A empresa de Estarreja refere que este momento reforça o seu posicionamento na vanguarda da inovação no setor dos transportes.

“Foi com orgulho que a TJA assumiu o compromisso ter a circular, no primeiro trimestre de 2026, um camião Windrose em Portugal nas suas operações”, afirma João Miguel, um dos administradores da TJA. “Esta parceria estratégica permitirá testar soluções sustentáveis, no caminho da inovação, do setor dos transportes,” sublinha.

Equipado com um pack de baterias com uma capacidade de 705 kWh que alimenta três motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 510 kW em contínuo ou de 780 kWh de pico, o Windrose promete uma autonomia de até 700 quilómetros, tendo sido desenvolvido de raiz para ser 100% elétrico, o que se traduz em ganhos reais de eficiência, desempenho e sustentabilidade.

Carregamento em 38 minutos dos 20% aos 80%

O trator elétrico da Windrose com três eixos (6x4) possui uma tomada de carregamento em cada um dos lados, que aceita velocidades de carga, segundo padrão CCS1, de até 375 kW. Com os cabos ligados em simultâneo, a bateria pode recuperar entre 20% a 80% do estado de carga em cerca de 38 minutos. O fabricante diz que o veículo também poderá receber uma tomada de carregamento MCS, que possibilita velocidades de carregamento de até 745 kW.

A TJA diz acreditar que inovação e sustentabilidade andam de mãos dadas. Com este passo, a empresa pretende contribuir uma vez mais no desenvolvimento de tecnologias que reforcem a eficiência, reduzam o impacto ambiental e preparem o caminho para uma frota mais verde.