Potência até um megawatt. ABB e MAN estreiam estação de carregamento MCS

A ABB E-Mobility e a MAN inauguraram a primeira estação de carregamento para veículos pesados com uma potência de 700 kW e fizeram

A ABB E-Mobility e a MAN inauguraram a primeira estação de carregamento para veículos pesados com uma potência de 700 kW e fizeram uma demonstração em Munique com um camião MAN eTGX.

A ABB E-Mobilty e a MAN Truck & Bus inauguraram a primeira estação de carga para veículos pesados elétricos com protocolo Megawatt Charging System (MCS) em Munique, tendo sido fornecida energia elétrica às baterias de um camião MAN eTGX, com uma potência superior a 700 kW e 1000A.

A estreia do carregamento a um megawatt é o sinal de partida para um componente elementar da transição energética no sector dos veículos pesados para uma mobilidade mais sustentável do ponto de vista ambiental e a eletrificação de camiões e autocarros.

No transporte nacional e internacional de longo curso ou em situações de carga e descarga, os camiões elétricos, e no futuro autocarros, irão necessitar um carregamento MCS durante os períodos obrigatórios de descanso.

A nova tecnologia vem complementar as situações atualmente existentes. O carregamento nos centros de distribuição ou recolha com baixa potência continuará a desempenhar um papel central no futuro. 

As duas empresas demonstraram no centro de desenvolvimento da MAN em Munique que o carregamento MCS já é uma realidade atualmente. Um dos primeiros pontos de carregamento Megawatt na Alemanha foi ali instalado pela ABB E-Mobility.

Pressão sobre os decisores

"Com o MCS, o transporte sustentável de longo curso com camiões e autocarros é possível num futuro próximo. Acabámos de o demonstrar. Mesmo apesar de ainda só estarmos a apresentar um protótipo. Com o novo MCS não só duplicamos a amperagem, mas também a capacidade de carregamento", afirmou Michael Halbherr, CEO da ABB E-mobility.

"Para alcançarmos a transição energética nos transportes necessitamos de soluções que sejam sustentáveis, fiáveis e económicas. Para alcançarmos isto, necessitamos de pensar em integração e em trabalhar em conjunto. Esta demonstração também é o resultado da colaboração estreita entre a MAN, a ABB E-Mobility e toda a indústria", acrescentou o executivo da ABB E-Mobility. 

Por sua vez, Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, aproveitou a estreia do carregamento a megawatt para pedir aos poderes públicos uma maior velocidade na expansão da infraestrutura de carregamento.

"O objetivo são 30 mil pontos de carregamento MCS na Europa até 2030, incluindo cerca de 4000 na Alemanha. Colocamos em operação o primeiro desses pontos de carregamento. Não temos muito tempo para instalar tudo. Os camiões elétricos estão disponíveis, o carregamento megawatt está a funcionar. Agora precisamos de sinais claros dos políticos e de criar confiança entre os nossos clientes a favor da eletrificação. Necessitamos de agora de fazer e aumentar a infraestrutura rapidamente".

Padronização concluída este ano

O novo padrão de carregamento MCS, com potência até um megawatt, foi concebido para carregamentos até 3.75 MW a 3000 amperes. A ABB E-mobility e a MAN demonstraram que já é possível carregamentos com mais de 700 kW. Com a finalização do protocolo MCS, a potência poderá aumentar parta mais de um megawatt.Isto permitirá melhorar consideravelmente os tempos de carregamento.

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Em termos de comparação, as estações atuais com padrão CCS (Combined Charging System) podem ser utilizadas por automóveis e veículos comerciais oferecem uma potência de carregamento máxima de 400 kW a 500 A. O processo internacional de padronização do Megawatt Charging System deverá estar concluído este ano.