Tesla ofereceu mesmo um carro a um hacker

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 Março, 2019

Em janeiro tínhamos revelado que a Tesla colocaria a segurança dos seus carros à prova num evento dedicado a hackers. Agora, como ficou demonstrado que ainda existiam vulnerabilidades nos softwares, a marca cumpriu o prometido e ofereceu um Model 3 a um destes “piratas modernos”

Os hackers têm estado sob a ribalta em Portugal, devido a um famoso caso ligado ao futebol em que alguns defendem que eles devem ser condenados e outros afirmam que a sua cooperação com as autoridades merece que o seu trabalho seja protegido. Agora, num evento realizado no Canadá, ficou comprovado como o apoio destes verdadeiros especialistas das tecnologias digitais podem ser muito importantes para as marcas. Como para a Tesla, que por ter visto evidenciadas algumas fragilidades de segurança nos seus carros, acabou por oferecer um Model 3 a um hacker.

 

Em janeiro tinha sido anunciado que este seria o prémio máximo para quem conseguisse sobrepor-se aos protocolos de segurança deste veículo de emissões 0. E a promessa foi cumprida, com Amat Cama e Richard Zhu (da equipa Fluoroacetate) a levarem um Model 3 para casa como prémio pelo seu trabalho no evento Pwn20wn. Eles conseguiram aceder ao infotainment do compacto elétrico americano, tomando o controlo deste software. Algo que deixou a Tesla contente, por estranho que isso parecer à primeira vista, mas a verdade é que ao ver esta fragilidade descoberta passa a ser possível resolver a falha existente.

 

Apesar de ter sido a primeira marca automóvel a participar no Pwn20wn, a Tesla tem já um passado de cooperação com hackers. Ainda no último ano ela aumentou para 15.000$ a recompensa a quem, de boa-fé, revelasse alguma falha na segurança contra ataques cibernéticos aos softwares dos seus carros. Até porque, sendo bastante tecnológicos e contando com soluções como as atualizações “over-the-air” e a conetividade entre veículo e smartphone, existem mais potenciais acessos que podem ser explorados por piratas. Para prevenir que tal aconteça, nada como ir pedir ajuda ao “inimigo”, mesmo que para tal seja necessário oferecer um Model 3…

 

Veja também:

Model Y é o quarto modelo da Tesla
Polestar 2 vs Tesla Model 3
Supercarregadores vão ter velocidade de 1600km de autonomia / hora
Como o Autopilot da Tesla vê o mundo (vídeo)

 

Fonte: Electrek