Mobieco

Publicidade

Abertos a todos. Conheça os novos Superchargers V4 da Tesla

Texto: Carlos Moura
Data: 12 de Agosto, 2023

A Tesla vai abrir a primeira unidade dos novos Superchargers V4 no Reino Unido que têm uma potência de 350 kW, permitindo recuperar até 185 km de autonomia em dez minutos. Os novos postos podem também ser utilizados por outras viaturas elétricas que não sejam da Tesla e até têm um terminal para pagamento contactless.

A Tesla confirmou que os novos Superchargers V4 vão ter uma potência de carregamento de 350 kW em vez dos 250 kW dos atuais Superchargers V3. O anúncio oficial foi feito durante uma cerimónia de um projeto de construção de uma estação de carregamento em Swindon, no Reino Unido. 

A marca aproveitou para divulgar imagens dos postos de carregamento, assim como informação sobre a universalidade das unidades de carregamento e a sua disponibilidade para todos os utilizadores de veículos elétricos. Como consequência, os proprietários de viaturas elétricas que não sejam da Tesla também podem usar os Superchargers V4.

Os novos equipamentos garantem carregamentos mais rápidos, tornando a operação mais cómoda para quem tem de percorrer distâncias mais longas. Com o aumento de potência, os veículos elétricos podem recuperar até 185 quilómetros de autonomia em apenas cinco minutos.

Postos abertos a todos

A nova tecnologia de carregamento integra a estratégia da Tesla de ampliar a sua rede de carregamento e tornar mais simples a utilização de uma viatura elétrica.

Com os 350 kW de potência, a Tesla garante que os veículos elétricos podem ganhar até 2230 quilómetros de autonomia com o carregamento de uma hora ou 370 quilómetros em apenas dez minutos. 

Para alcançar a potência máxima de 350 kW, a bateria deve estar em modo de pré-acondicionamento e o nível de carga deverá estar entre 5% e 30%. Cumpridos estes critérios, o veículo receberá a potência máxima durante um breve período antes de a reduzir à medida que se vai aproximando dos 100% para preservar a vida útil da bateria. A Tesla pretende introduzir carregadores com potências superiores a 350 kW. 

LEIA TAMBÉM
A aplicar até ao final do ano. Tesla vai abrir rede de Superchargers a outros EVs

O primeiro Supercharger V4 foi aberto em Harderwijk, nos Países Baixos, com 16 postos e cabos de carregamento mais robustos para possibilitar a utilização de viaturas que não sejam da Tesla. A legislação europeia exige que as estações de carregamento estejam acessíveis sem necessidade de uma aplicação pelo que as estações V4 irão dispor de um terminal de pagamento contactless.