Mobieco

Publicidade

Nova tecnologia? Tesla adquire empresa alemã especializada em indução

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Agosto, 2023

A Tesla adquiriu a empresa alemã Wiferion especializada em carregamentos por indução para aproveitar essa experiência no desenvolvimento de soluções nessa área para os seus veículos elétricos. 

Discretamente, Tesla comprou a empresa alemã Wiferion especializada em tecnologias de carregamento por indução por um valor de aproximadamente 69 milhões de euros (76 milhões de dólares), embora o valor não tenha sido confirmado por nenhuma das partes, ao contrário do que é habitual na empresa fundada por Elon Musk.

Apesar do valor não ser público é aquele que aparece no mais recente relatório de contas da Tesla, surgindo como “Business Combinations”.

A Wiferion ganhou experiência no desenvolvimento e fabrico de sistemas de carregamento por indução, tendo vindo a fornecer as suas soluções para sistemas de transportes, empilhadores e robots.

Desde a aquisição pela Tesla, a atualização efetuada pela Wiferion junto da Conservatória de Registo Comercial da Alemanha indica que a empresa passou a apostar em “produtos e serviços no campo da eletrónica de potência e outras disciplinas técnicas para apoiar o avanço de veículos elétricos, além de sistemas e equipamentos estacionários de armazenamento de energia”.

LEIA TAMBÉM
Estradas de carregamento por indução. Stellantis inicia 3.ª fase de testes

A Tesla tem vindo a desenvolver soluções de carregamento por indução para os seus veículos elétricos e já confirmou que irá utilizar a experiência da Wiferion nessa área para melhorar o seu próprio sistema.

A marca deu a entender que estava a trabalhar num sistema de carregamento por indução durante o Dia do Investidor em março durante uma apresentação da diretora global de infraestrutura de carregamento da Tesla, Rebecca Tinucci. Num dos slides aparecia a imagem de um Model S estacionado por cima de algo que parecia ser uma placa de carregamento por indução.