Tesla Model Y – Data de apresentação confirmada

Texto: Nuno Fatela
Data: 4 Março, 2019

Será desvendado na próxima semana o quarto modelo da Tesla, com a apresentação do Model Y agendada para 14 de março

O posicionamento da Tesla continua a ser um verdadeiro caso de estudo, pois a marca prepara-se para, mais uma vez, se antecipar aos seus principais rivais premium no ataque a um novo segmento do mercado de veículos elétricos. Sem sequer falar do Model S, uma berlina elétrica praticamente sem rivais diretos, basta recordar que o Model X se antecipou nos SUV aos Audi e-Tron e Mercedes EQC, e que o mais pequeno Model 3 apenas agora recebeu a companhia do Polestar 2 nesta faixa do mercado. Prepara-se uma repetição desta história, com a chegada do novo Tesla Model Y a 14 de março, para o segmento dos SUV compactos premium… de emissões 0.

 

Este modelo deve ter forte ligação ao Model 3, apresentando-se com dimensões 10% superiores e um aumento também de 10% no preço. Ou seja, pensando que o valor-base para o “3” está nos 35.000$, pode-se esperar um valor pouco abaixo dos 40.000$ para o Model Y. E também nas especificações podemos esperar essa ligação, como a autonomia de 560km. Mas Elon Musk, que revelou a data de apresentação, confirmou que as especificações e preço serão conhecidas no evento de 14 de março, onde vão estar ainda protótipos para testar.

A chegada ao mercado do Model Y apenas deve ocorrer em 2020, mas o trabalho de design está já concluído, o que ajuda a explicar esta apresentação. Até porque, dado o apetite do mercado pelos SUV, e pensando na história do Model 3, a marca poderá tentar novamente angariar muitas verbas antecipadamente com a fase de pré-encomendas. Outra informação que deve ser confirmada é a produção do Model Y na Gigafactory do Nevada. Esta instalação tem-se dedicado exclusivamente ao fabrico de baterias e motores elétricos, mas está a ser preparada para a produção em série de automóveis. E, com tudo concentrado no mesmo local, até pode facilitar o processo logístico. De resto, depois do pesadelo da produção do Model 3, espera-se que a lição tenha sido aprendida e que o mesmo não se suceda com este Model Y.

 

(foto: esboço Tesla do Model X)

 

Veja também:

Volkswagen revela a vantagem da Tesla nos elétricos
Model 3 vs Polestar 2: a guerra em números
Shooting Brake Tesla Model S estará em Genebra
Patente Tesla promete ganhos nas baterias

Partilhar