Vendas da Tesla voltam a cair na Europa

As vendas da Tesla caíram em França, Dinamarca e Suécia, marcando o sétimo mês consecutivo de queda na Europa.

As vendas da Tesla em mercados europeus estratégicos voltaram a cair em Julho, assinalando o sétimo mês consecutivo de declínio.

Segundo dados oficiais citados pela Reuters, as matrículas de veículos novos da marca recuaram 86% na Suécia (163 unidades), 52% na Dinamarca (336 unidades) e 27% em França (1.307 unidades).

As dificuldades recorrentes da marca norte-americana no “Velho Continente” surgem num contexto que envolve a crescente concorrência de fabricantes europeus e chineses, problemas regulatórios e reações negativas às posições políticas do CEO, Elon Musk.

O Tesla Model Y, o modelo mais vendido da marca atualmente, registou uma quebra de 88% na Suécia e de 49% na Dinamarca.

A empresa justifica parte da desaceleração nas vendas com as restrições à condução autónoma na Europa, uma funcionalidade que é uma das principais apostas da marca nos Estados Unidos da América (EUA).

Segundo a mesma publicação, Musk reconheceu que os “regulamentos difíceis” da condução autónoma na Europa, o fim iminente dos incentivos para a compra de elétricos nos EUA e a ausência de novos modelos acessíveis irão dificultar as vendas da marca nos próximos meses.

Fim dos Model S e Model X na Europa

Enquanto isso, a marca norte-americana decidiu suspender as encomendas dos Model S e Model X em toda a Europa, mantendo apenas as unidades em stock.

A medida já tinha sido implementada noutros mercados como a China e países com volante à direita, mas a ausência de um comunicado oficial levanta dúvidas quanto ao futuro destes modelos no mercado global.

Na Alemanha, o principal mercado europeu da Tesla, venderam-se apenas 117 unidades dos Model S e X no primeiro semestre do ano. Em contraste, o Model Y ultrapassou as 6 mil unidades, apesar de já aí registar a sua própria tendência de queda.

Existem rumores sobre uma nova geração para os Model S e X, possivelmente com arquitetura de 800 V e direção steer-by-wire, mais ainda não houve qualquer confirmação oficial.

Queda nas vendas em toda a Europa, mas com exceções

No geral, as vendas de automóveis caíram 8% em França, mas subiram 20% na Dinamarca e 6% na Suécia em Julho, de acordo com os mesmos dados divulgados pela Reuters.

Os números de vendas de Julho de outros países europeus deverão ser divulgados nos próximos dias.

Já no caso da Tesla, com uma oferta envelhecida e sem novidades acessíveis previstas a curto prazo, continuará a enfrentar um dos seus períodos desafiantes no mercado europeu.