Tesla abranda na China

A Tesla suspendeu a receção de novas encomendas para os Model S e X no seu website chinês mas as consequências são marginais.

A Tesla suspendeu as encomendas dos seus Model S e Model X no site oficial chinês, não tendo divulgado qualquer explicação para essa decisão que ocorre numa altura em que os Estados Unidos da América (EUA) e a China se encontram em “guerra” comercial.

De recordar que como resposta às taxas de 125% aplicadas pela administração de Donald Trump aos produtos chineses, a China aumentou as suas tarifas sobre importações dos EUA para 145%.

A taxa de 145% aplicada aos Tesla Model S e Model X (ambos fabricados nos EUA) torna o preço final desses modelos demasiado caros face aos concorrentes locais.

Vale a pena recordar que os dois modelos representam menos de 0,5% das 657 mil entregas da Tesla no ano passado. E de acordo com Li Yanwei, analista da Associação de Revendedores de Automóveis da China, em declarações à Reuters, a China importou apenas 1553 unidades do Model X e 311 unidades do Model S em 2024.

Enquanto o Model S e o Model X são produzidos nos EUA e importados para a China, o Model 3 e o Model Y, que representam a maior parte das vendas da Tesla no mercado chinês, são produzidos na fábrica da Tesla em Xangai, o que ajuda a reduzir os custos e anular quaisquer tarifas de importação.