Lançada nos EUA com um invulgar ‘Wade Mode’, ou seja, um modo que (supostamente) lhe permite atravessar águas profundas, a Tesla Cybertruck acaba de ser colocada à prova, por uma entidade exterior à empresa, precisamente com o objectivo de apurar a validade desta promessa. E a verdade é que, a resposta dada, acaba sendo uma surpresa…
Depois de Elon Musk, numa das suas afirmações bombásticas, ter garantido que a Cybertruck seria capaz de comportar-se como um barco, ainda que durante curtos períodos de tempo, e que tal permitir-lhe-ia atravessar rios, lagos e “até mares, desde que não não muito agitados”, eis que os responsáveis do canal de Youtube TechRax decidiram, agora, colocar à prova tais promessas.
Para tal, os youtubers fizeram uso do chamado ‘Wade Mode’, um sub-modo de utilização disponível na pickup elétrica que só pode ser accionado após seleccionada a opção ‘Off-Road’ e que, entre outras particularidades, exige que o condutor aguarde durante cerca de 10 minutos, para que o sistema pressurize a zona das baterias para utilização em águas profundas. Isto, antes de poder desfrutar das suas vantagens.
Vale a pena também dizer que, uma vez seleccionado, o ‘Wade Mode’ mantém-se activo durante não mais que 30 minutos, altura em que se desliga de forma automática. Sendo que, qualquer dano no veículo, resultante da sua utilização, não é coberto pela garantia da Tesla.
Apesar de todos estes condicionalismos e limitações, a verdade é que os titulares do canal TechRax não terão sentido qualquer relutância em levar o seu desafio adiante, ainda que, apenas para descobrirem, neste caso em concreto, as palavras de Elon Musk não estavam tão longe da realidade quanto isso: segundo os testemunhos, a Cybertruck terá conseguido fazer várias travessias de água com vários níveis de profundidade, sem qualquer tipo de perda de impulso ou avanço. Mesmo quando e em, pelo menos, uma das situações, a água conseguiu subir acima do capot dianteiro!
LEIA TAMBÉM
Da construção à chapa. Conheça a Tesla Cybertruck por dentro!
Contudo, também é preciso dizer que, apesar do resultado global ter sido assinalável, o teste não foi um sucesso total. Desde logo, porque e segundo os mesmos testemunhos, duas peças de plástico ter-se-ão deslocado, por influência da água.
O primeiro, foi um revestimento interno de um dos pára-lamas, que ter-se-á virado, mas que também terá sido fácil de colocar no sítio certo, enquanto o segundo foi uma das coberturas de um dos pára-choques, que também terá saído do lugar. Não se sabendo, contudo, se também essa foi uma situação de fácil resolução.
No entanto, mais preocupante e significativo, foi, sem dúvida, facto dos comandos que permitem accionar a tampa da bagageira e a tampa traseira terem deixado, simplesmente, de funcionar, após o teste.
Problemas que, pelo menos para já, não se sabe se foram algo de pontual e exclusivo da unidade utilizada, ou algo que afecta o próprio modelo. Sendo também certo que não deverão demorar muito a ser esclarecidos, quiçá, até por outros utilizadores, face à enorme popularidade que, mesmo com todos os seus defeitos e limitações, a Tesla Cybertruck tem conhecido um pouco por todo o mundo.
Entretanto e para já, deixamo-lo com o vídeo do canal TechRax, que respeitosamente aqui reproduzimos…