Mobieco

Publicidade

Tesla. Condução totalmente autónoma disponível por assinatura em 2021

Texto: Carlos Moura
Data: 28 de Dezembro, 2020

A Tesla vai disponibilizar o sistema de condução totalmente autónoma, que está em testes, em regime de assinatura mensal, conforme confirmou Elon Musk a um seguidor no Twitter. O custo ainda não foi revelado.

A Tesla confirmou que o pacote de software de condução totalmente autónoma será disponibilizado aos clientes em regime de assinatura. 

A versão beta do software Full-Self Driving tem vindo a ser disponibilizado a alguns clientes para testes, mas Elon Musk quer ver este programa de testes crescer.

Enquanto outros fabricantes ainda vão demorar algum tempo até introduzirem sistemas de condução totalmente autónoma, a Tesla pretende lançar a sua tecnologia de Nível 5 já no próximo ano. 

Respondendo a um tweet de um seguro a perguntar se o sistema Full-Self Driving da Tesla poderia ser pago anualmente, que pode ser uma alternativa interessante para quem opta por um financiamento renting, Musk escreveu: “Absolutamente. Iremos lançar a assinatura do Full-Self Driving no início do próximo ano”. 

LEIA TAMBÉM
Quer ter rádio no seu Tesla? Já pode… mas custa quase 430 euros!

Obviamente para que seja possível fazer esta assinatura, o veículo tem de estar equipado com o hardware opcional do Full-Self Driving.

Valor da assinatura por definir

A Tesla ainda não avançou com qualquer valor para a assinatura, pois ainda deve estar a trabalhar nos detalhes. O serviço está disponível para aquisição imediata e custa cerca de 10.000 dólares (8205 euros), o que significa que o valor da assinatura não será tão acessível como o da Netflix ou do Spotify.

A Tesla não vai ser a primeira marca a disponibilizar a funcionalidade de condução autónoma através de uma assinatura. Há alguns meses foi revelado que os proprietários de automóveis Cadillac com a função Super Cruise terão de pagar 25 dólares por mês (20,5 euros).

No caso da Cadillac são mantidas ativas funções chave como o ACC (cruise control adaptativo) ou o assistente de manutenção da faixa de rodagem, independentemente da funcionalidade opcional do Super Cruise.