Mobieco

Publicidade

Tesla, BYD, Volkswagen… Faz ideia de qual a marca que mais elétricos vende?

Texto: Francisco Cruz
Data: 2 de Novembro, 2023

Está ao rubro a guerra pelo ceptro de marca com mais veículos elétricos vendidos em todo o mundo! Naquilo que poderá ser também encarado como um confronto de continentes, a chinesa BYD e a norte-americana Tesla estão agora numa disputa quase à unidade pelo primeiro lugar desta corrida, enquanto, mais atrás, o europeu Volkswagen Group continua à espreita…

Fechado o terceiro trimestre de 2023, o repetir de uma guerra que tem vindo a crescer entre a marca de automóveis elétricos fundada pelo norte-americano Elon Musk e a companhia criada pelo químico chinês Wang Chuanfu, pela liderança do mercado mundial de automóveis zero emissões. Desta feita, com as duas empresas a praticamente ombrearem no número de carros vendidos!

Ainda assim e segundo os dados mais recentes, ligeira supremacia para a Tesla, que vendeu um total de 435.059 carros elétricos, registando uma taxa de crescimento de “apenas” 27 por cento. Neste caso, resultado, em grande parte, das atualizações feitas nas suas fábricas e que obrigaram a diminuições, ainda que temporárias, na produção.

Já a chinesa BYD, aproveitou, também, este facto, para praticamente colar-se à marca norte-americana, enquanto fabricante de elétricos mais vendido em todo o mundo, com um total de 431.603 unidades comercializadas. Ou seja, apenas menos 3.456 carros que o construtor sedeado na cidade texana de Austin.

Na verdade e desde que se assiste a esta disputa entre as duas companhias, nunca os números estiveram tão próximos, com a BYD a conseguir replicar em 99,2 por cento os resultados obtidos pela Tesla. Deixando a ideia de que, o domínio demonstrado pela empresa de Elon Musk neste sector, poderá ter os dias contados, já no quarto e último trimestre de 2023.

LEIA TAMBÉM
Culpa do mercado. Honda e General Motors desfazem parceria nos elétricos

Quanto ao terceiro e último lugar do pódio, continua na posse do europeu Volkswagen Group, o qual, durante o terceiro trimestre, vendeu um total de 209.394 veículos elétricos, ou seja, menos 225.665 unidades que a líder Tesla. Ou, dito ainda de outra forma, não mais que 48,1% do total de vendas da empresa norte-americana.

Tesla (ainda) lidera em 2023

Analisando a soma dos três primeiros trimestres de 2023, a Tesla vendeu um total de 1.324.074 veículos eléctricos, o que significa um aumento de 46% face ao mesmo período de 2022, ano que o fabricante norte-americano terminou com mais de 1,3 milhões de veículos vendidos.

Já a rival BYD, regista um total de 1.048.413 automóveis elétricos comercializados, o que é uma diferença de apenas 275.661 unidades para a marca americana. Mas também um aumento de mais de 184%, face aos mais de 900 mil veículos elétricos a bateria com que terminou 2022.

Quanto à Volkswagen, tem contabilizados, durante o mesmo período, 530.485 elétricos transaccionados, o que, não deixando de ser um crescimento de mais de 45% face a 2022, ano em que vendeu cerca de 570 mil carros zero emissões, também é apenas 40,1% das vendas da Tesla. Ou, em termos de unidades, menos 793,589 veículos que esta última.