Mobieco

Publicidade

SUV elétrico mais acessível e compacto de sempre da Volvo é o novo EX 30

Texto: Carlos Moura
Data: 7 de Junho, 2023

Chega no início de 2024, o SUV elétrico mais acessível e compacto da Volvo que estará disponível em três opções de motorização e duas de bateria. A autonomia varia dos 344 km aos 480 km. Preços para Portugal já são conhecidos. 

O SUV mais compacto e acessível da Volvo é o novo elétrico EX30, que se apresenta ao mercado com um comprimento exterior de 4,23 metros, uma largura de 1,84 metros, uma altura de 1,56 metros e uma distância entre-eixos de 2,70 metros.  

O construtor sueco reivindica que o chassis do EX30 foi otimizado para tirar o máximo partido das dimensões reduzidas do carro, enquanto o baixo centro de gravidade, o peso relativamente baixo e bem distribuído contribuem para uma dinâmica de condução segura e previsível.

Apesar das dimensões compactas, o novo SUV elétrico passa a ser o modelo da marca sueca a acelerar dos 0 aos 100 km/h. O fabricante anuncia um tempo de 3,6 segundos com a versão equipada com dois motores elétricos, denominada Twin Motor Performance,  que oferece uma potência combinada de 428 cv e um binário de 543 Nm. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria NMC de 69 kWh. A autonomia anunciada é de 460 km em ciclo WLTP.

Três motorizações

O Volvo EX30 está igualmente disponível noutras versões que oferecem prestações ligeiramente inferiores, mas mais do que suficientes para a maioria das utilizações. A versão de entrada associa um motor traseiro de 272 cv e uma bateria LFP de 54 kWh. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 5,7 segundos e a autonomia está homologada em 344 km em ciclo WLTP.

Segue-se a versão Single Motor Extended Range que troca a bateria de LFP por uma NMC de 69 kWh, permitindo reduzir a aceleração dos 0 aos 100 km/h para 5,3 segundos e aumentar a autonomia para 480 km. 

As três motorizações estão disponíveis no nível de equipamento Plus que inclui jantes de 18” (19” no Extended Range e Performance), cor do tecto numa segunda cor, luzes LED, cruise control adaptativo com assistência da direção, volante e bancos aquecidos, bomba de calor e carregador de 11 kW, sistema de audio Harman Kardon de 1040 W, ecrã tátil vertical de 12,3” e compatibilidade com AppleCar Play, Android Auto e Google Assistant.

LEIA TAMBÉM
Volvo C40 Recharge Twin. Um primeiro passo…

A partir do próximo ano, a oferta será reforçada por uma versão Cross Country. Em Portugal, as encomendas do Volvo EX 40 já abriram, sendo o preço da versão base Single Motor Core de 37.900 euros. A Volvo oferece cinco anos de manutenção programa incluída. O início da produção está prevista para o final do ano e as primeiras entregas para o início de 2024.