Stellantis PSA FCA

Publicidade

Stellantis. Eis o nome do grupo que resultará da fusão PSA-FCA

Texto: Redação
Data: 16 de Julho, 2020

Iniciado em dezembro 2019, PSA e Fiat Chrysler Automobiles continuam a avançar com o processo que culminará na fusão dos dois construtores automóveis e, consequentemente, num novo gigante da indústria automóvel. O qual, sabe-se agora, já tem, inclusivamente, nome: Stellantis.

O anúncio do nome pelo qual a nova companhia, resultante da fusão entre o grupo automóvel francês Peugeot SA (PSA) e o construtor ítalo-americano Fiat Chrysler Automobiles (FCA), foi oficialmente divulgado, pelas duas entidades, juntamente com, não apenas a explicação, como também a sua aplicação.

LEIA TAMBÉM
Apesar da pandemia. FCA e PSA garantem que fusão continua a bom ritmo

Em comunicado, PSA e FCA explicam que Stellantis tem origem no verbo latino “stello”, que significa “iluminar com estrelas”. Sendo que “o nome inspira-se nesse novo e ambicioso alinhamento de marcas automóveis lendárias e com culturas empresariais fortes que, com esta união, criam um dos novos líderes da próxima era da mobilidade, ao mesmo tempo que preservam todo o valor excecional da nova empresa, bem como os valores das partes a constituem”.

Ainda de acordo com as duas companhias, Stellantis procura homenagear, com as suas raízes latinas, a “história rica das empresas fundadoras, enquanto a evocação da astronomia capta o verdadeiro espírito de otimismo, energia e renovação que impulsionam esta fusão que vai mudar o setor automóvel”.

Carlos Tavares PSA Mike Manley FCA
O início do processo de fusão

Embora… estranho, principalmente, para uma empresa automóvel, as empresas revelam ainda que “o processo de identificação do novo nome começou logo após o anúncio do Acordo de Fusão“, acrescentando que, este nome, “será usado exclusivamente para se referir ao Grupo, como uma marca corporativa”.

Quanto ao próximo neste processo de fusão, FCA e PSA avançam que será “a revelação de um logótipo, que juntamente com o nome, se tornará a identidade da marca corporativa”, ainda que, garantem igualmente as duas participantes, “os nomes e os logótipos das marcas constituintes do Grupo Stellantis, permanecerão inalterados”.

LEIA TAMBÉM
Fiat e Peugeot assinam acordo de fusão em dezembro

Neste comunicado, em que é recordado que a fusão entre as duas companhias automóveis dará resultado a uma nova empresa, detida em partes iguais por PSA e FCA, é ainda salientado, mais uma vez, que, a conclusão do projeto de fusão está prevista para o primeiro trimestre de 2021.