Publicidade

Não se apercebeu de um veículo em marcha de urgência? Stellantis tem a solução

Texto: Francisco Cruz
Data: 5 de Janeiro, 2022

Quantas vezes já lhe aconteceu, não se aperceber de um veículo de emergência, que surge por detrás, em marcha de urgência? A Stellantis quer evitar que a distracção dos condutores possa retirar minutos que, não raras vezes, salvam vidas, e agendou, para o CES 2022, a apresentação da (sua) solução – o EVAS.

A notícia é avançada pelo norte-americano ‘The Detroit Bureau’, garantindo que o grupo euro-americano Stellantis terá desenvolvido uma nova tecnologia, a qual consegue avisar os condutores, da aproximação de um veículo de emergência.

Batizado de ‘Emergency Vehicle Alert System’, ou EVAS, este novo sistema, que a Stellantis pretende dar a conhecer na edição deste ano do Consumers Electronic Show, já a decorrer, prima, desde logo, por recorrer à tecnologia móvel que tem vindo a ser desenvolvida desde os anos 70. E que deverá permitir que os veículos, quando em circulação, comuniquem, não apenas entre si, como também com a infraestrutura circundante.

A exibição do alerta no ecrã do sistema de infoentretenimento Uconnect 4 ou 5
A exibição do alerta no ecrã do sistema de infoentretenimento Uconnect 4 ou 5

Assim e utilizando a mesma rede dos telemóveis, o EVAS deverá ser capaz de alertar os condutores de veículos Ano Modelo 2018, mínimo, ou então equipados, também no mínimo, com o sistema de infoentretenimento Uconnect 4 ou 5, para a aproximação de um veículo de emergência. Sinalizando esse facto através do ecrã central do mesmo sistema de informação e entretenimento.

Disponível ainda durante este mês

Ainda de acordo com o ‘The Detroit Bureau’, o EVAS deverá ficar disponível, na América do Norte, ainda durante este mês, em veículos das marcas Chrysler, Dodge, Jeep, Ram, Fiat e Alfa Romeo. Os quais apenas necessitarão de uma atualização, via wireless, do sistema de infotainment, assim como de um novo pacote de conectividade, pago, com uma mensalidade que começa nos 12,99 dólares, ou seja, pouco mais de 11,46 euros.

LEIA TAMBÉM
Stellantis vai investir na estratégia de eletrificação das 14 marcas até 2025

Finalmente e segundo a mesma publicação, o EVAS resultou de um desafio colocado, pela própria Stellantis, aos seus funcionários, para que apresentassem ideias de novas tecnologias, que pudessem ser desvendadas no CES 2022.

O projecto terá sido apresentado por um funcionário que terá vivido a situação de não ter ouvido a aproximação de um veículo de emergência, o que terá quase resultado num acidente.

A tecnologia, que segundo a publicação utiliza o sistema de alerta HAAS desenvolvido pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, recorre ao geofencing e dados em tempo real, fornecidos pelos veículos de emergência, para alertar atempadamente os veículos em redor.

O sistema Uconnect 5 presente, por exemplo, no novo Fiat 500 elétrico
O sistema Uconnect 5 presente, por exemplo, no novo Fiat 500 elétrico

De resto, o sistema conseguirá, inclusivamente, distinguir veículos de emergência que surjam, em sentido contrário, quando em vias com separador central.