Publicidade

Fiat Doblò recebe atualizações mecânicas e de conectividade

Texto: Carlos Moura
Data: 14 de Julho, 2021

O Fiat Doblò foi sujeito a uma atualização, que incluiu a revisão da oferta mecânica e a introdução de novos serviços de conectividade, baseados no Mopar Connect.

Para cumprir as novas exigências ambientais e satisfazer as necessidades de conectividade dos utilizadores, a Fiat Professional efetuou uma atualização no Doblò, modelo que já registou mais de 1,8 milhões de unidades vendidas desde o lançamento da primeira geração no ano 2020.

No capítulo mecânico, o motor diesel de 1,3 litros desaparece da gama, passando a estar apenas disponível o bloco de 1,6 litros nos níveis de potência de 105 cv e 120 cv. Para respeitaram os limites da norma Eudo 6D Final, estes propulsores estão equipados com sistema avançado Start & Stop, alternador inteligente e utilizam óleo de baixa viscosidade. Para otimizarem o consumo e as emissões, os veículos recebem um pacote aerodinâmico e pneus de reduzido atrito.

Além dos motores, o Doblò também recebe novidades no domínio tecnológico, destacando-se a introdução de um sistema multimedia com ecrã tátil de 7”, que inclui integração Apple CarPlay e compatibilidade com Android Auto, permitindo uma conectividade permanente, estando também disponível navegação por satélite integrada e avançados serviços de conectividade propostos pelo Mopar Connect.

Entre as funcionalidades disponibilizadas pelo Mopar Connect destaque para a assistência à distância e o controlo remoto do veículo para deslocações em mais segurança, além da otimização da manutenção do veículo.

Funcionalidades remotas

Uma das funcionalidades do Mopar Connect é o “my:Assistant”, que disponibiliza assistência em caso de acidente, avaria ou tentativa de furto. O utilizador também pode beneficiar da função “my:RemoteControl”, que proporciona o controlo remoto da viatura, permitindo, trancar ou destrancar as portas através da app Uconnect Live, ou localizá-la num mapa e escolher a rota mais rápida para lá chegar. Esta app também possibilita a visualização e a gestão de todas as viagens através do “my:Journey”.

Para agilizar a manutenção é disponibilizada a função “my:Car”, que fornece informações atualizadas por via remota, incluindo o nível de combustível e a pressão dos pneus. Além disso, envia um relatório mensal sobre o estado do veículo, com úteis indicações adicionais sobre a melhor forma de cuidar da viatura.

Para apoiar a tarefa dos gestores de frotas está disponível o “My Fleet Manager”, que fornece todos os dados para o planeamento, gestão, monitorização, assim como os instrumentos de análise necessários.

LEIA TAMBÉM
Nova Strada. Eis a pick-up da Fiat… mas que não vem para a Europa

As restantes caraterísticas técnicas do Doblò não sofreram alterações, designadamente a capacidade de carga até uma tonelada ou o volume útil até 5,4 m3. Este modelo também se distingue no segmento por disponibilizar uma suspensão traseira de rodas independentes de dois braços com barra estabilizadora.