Mobieco

Publicidade

Colónia vai ter frota de 35 autocarros Solaris a hidrogénio

Texto: Carlos Moura
Data: 20 de Julho, 2022

A maior frota de autocarros Solaris a hidrogénio da Europa será operada pela RVK na cidade de Colónia, na sequência da encomenda de 20 autocarros, que irão juntar aos 15 que foram adquiridos em 2020.

O operador de transportes públicos da cidade de Colónia RVK adjudicou à Solaris Bus & Coach 20 autocarros a hidrogénio do modelo Urbino 12. Quando todas as unidades tiverem sido entregues, aquela cidade alemã terá ao serviço um total de 35 autocarros a hidrogénio produzidos pelo fabricante polaco. O contrato prevê ainda uma opção para mais 20 unidades. 

Os primeiros 15 autocarros a hidrogénio, com tecnologia de pilha de combustível, foram adquiridos em 2020 e quando os restantes foram entregues, a cidade de Colónia irá ter a maior frota de autocarros a hidrogénio da Solaris na Europa.

Solaris Urbino 12 Hydrogen da RVK de Colónia. Imagem: Solaris/Kirsten Kramer Omnibusspiegel

Em termos de design, equipamento e performance, os novos 20 autocarros serão semelhantes aos 15 adquiridos pela RVK. O hidrogénio é armazenado em forma gasosa em depósitos localizados na parte dianteira do tecto. 

A pilha de combustível, por seu lado, será constituída por 70 células que irão produzir eletricidade através de um processo de eletrólise reversa, sendo a energia transferida diretamente para a linha motriz.  

Se momentaneamente for necessária mais energia, a pilha de combustível ser complementada por uma bateria Solaris High Power.

Elevadas especificações

Os autocarros a hidrogénio da RVK fornecidos pela Solaris possuem especificações completas, destacando-se o eficiente sistema de ar condicionado e o avançado sistema de informação ao passageiro. Os motoristas irão apreciar as qualidades do sistema MobilEyeShield+, que tem a capacidade para detetar peões e ciclistas no ângulo do veículo. O sistema é constituído por uma câmara dianteira e duas laterais.

LEIA TAMBÉM
Autocarros a hidrogénio da Solaris para os Países Baixos

A RVK também adjudicou o sistema remoto de gestão de frotas eSConnect, que permite o acesso em tempo real aos dados do veículo.

Será de referir que a Solaris entregou 54 autocarros a hidrogénio em 2021 a operadores de transportes públicos de Itália, Alemanha, Países Baixos e Suécia. Atualmente tem uma carteira de encomendas de 100 unidades do Urbino Hydrogen.