Publicidade

Solaris comemora produção de 20 mil autocarros

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Janeiro, 2021

A Solaris assinalou a produção de 20 mil autocarros desde a fundação da empresa em 1996. O veículo que assinala este marco histórico é um urbano articulado elétrico e teve como destino o operador de transportes públicos de Varsóvia, um dos mais antigos clientes da Solaris. 

A Solaris Bus & Coach já produziu 20 mil autocarros desde 1996. Desde a construção do primeiro veículo na fábrica de Bolechowo, perto de Poznan, que o portefólio da marca polaca conheceu mudanças revolucionárias. Atualmente, a Solaris é um dos principais construtores de autocarros elétricos da Europa.

O veículo que assinala a produção de 20 mil unidades por parte da Solaris é precisamente um autocarro elétrico que teve como destino o operador de transportes públicos de Varsóvia, MZA. Trata-se de um autocarro articulado que foi entregue ao abrigo de um concurso público lançado em 2019 para o fornecimento de 130 autocarros elétricos. 

Aquela empresa é um dos maiores e mais antigos clientes da Solaris, tendo adquirido mais de 1200 autocarros, de várias gerações, incluindo 150 modernos autocarros elétricos. 

“Ao analisarmos a primeira e a última geração de veículos da gama Urbino constamos que ocorreu um progresso enorme no transporte público”, comenta Javier Calleja, CEO da Solaris.

Solaris Urbino 18 Electric MZA
Solaris Urbino 18 Electric MZA

“Não foi apenas nos avanços tecnológicos e no design dos veículos, embora nesta área também se tenha assistido a uma transformação impressionante. Para a Solaris, porém, a alteração mais importante que aconteceu na indústria nas últimas duas décadas foi a transição das prioridades para linhas motrizes limpas e, consequentemente, para a qualidade de vida dos habitantes das cidades”, referiu o responsável.

Líder europeu em autocarros elétricos

O fabricante polaco reconheceu as potencialidades da eletromobilidade bastante antes do lançamento do primeiro autocarro elétrico. Desde 2001 que a Solaris tem vindo a produzir tróleis, tendo já saído da linha de montagem 1600 unidades do Trolllino da fábrica de Bolechowo, que estão em operação em dezenas de cidades europeias.

LEIA TAMBÉM
Hamburgo encomenda primeiro lote de dez autocarros elétricos à Solaris 

O ano de 2006 assistiu ao lançamento do primeiro autocarro híbrido da Europa a ser produzido em série, o Urbino Hybrid. Cinco anos depois era apresentado por primeiro Urbino Electric, que além do pioneirismo definiu o ADN da Solaris. A partir desse momento, o construtor tem vindo a investir na tecnologia de emissões zero.

Atualmente, a Solaris produz cerca de 1500 autocarros por ano, metade dos quais não emitem gases de escape. Todos os anos, o fabricante polaco reforça a sua posição como líder de eletromobilidade no transporte público da Europa.