Mobieco

Publicidade

Barcelona encomenda mais 14 autocarros elétricos à Solaris

Texto: Carlos Moura
Data: 14 de Abril, 2020

A Solaris Bus & Coach vai fornecer 14 autocarros elétricos articulados à empresa TMB de Barcelona.

O operador de transportes públicos de Barcelona, TMB (Transports Metropolitans de Barcelona), adjudicou 14 autocarros articulados elétricos à Solaris Bus & Coach.

A capital da Catalunha é uma das primeiras cidades europeias que colocaram ao serviço a versão articulada de 18 metros do autocarro Urbino Electric. O fabricante polaco, detido pelos espanhóis da CAF, forneceu os primeiros cinco autocarros elétricos articulados daquele modelo em 2015.

Ao abrigo de um novo concurso público, a TMB voltou a adjudicar autocarros elétricos articulados à Solaris.

Sistemas de assistência à condução

Os 14 Urbino Electric serão equipados com baterias Solaris High Power com uma capacidade nominal total de 145 kWh, que serão carregadas num posto rápido de 500 kW, com recurso a pantógrafo. A tração dos autocarros será assegurada por um motor elétrico central de 240 kW.

Os novos Solaris Urbino 18 Electric da TMB vão receber um eficiente sistema de ar condicionado para proporcionar um maior conforto ao motorista e aos passageiros nos dias de maior calor da capital da Catalunha. Os veículos irão contar ainda com entradas USB a bordo para permitir o carregamento de dispositivos móveis.

LEIA TAMBÉM
Primeiros autocarros elétricos articulados da Solaris já operam em Varsóvia

O motorista, por sua vez, também irá beneficiar de algumas das inovações introduzidas pela Solaris para melhorar o seu trabalho e a segurança rodoviária, incluindo o sistema MirrorEye, que vem substituir os espelhos retrovisores convencionais por câmaras.

A nova solução permite melhorar a visibilidade não só de dia, mas também quando chove ou à noite.

Todos os autocarros adjudicados pela TMB serão igualmente equipados com o sistema Mobileye Shield+, que tem o objetivo de minimizar o risco de colisão com peões ou ciclistas.

O sistema de câmaras inteligentes controla a envolvente do veículo, sendo o motorista alertado para os perigos potenciais através de sinais acústicos e visuais.