O Governo chinês furou os planos aos responsáveis pelo lançamento do Smart #5 ao revelar as imagens do novo SUV elétrico que foi projetado para ser um concorrente direto do Tesla Model Y.
A Smart bem queria fazer “caixinha” acerca o design da versão de produção do seu novo modelo, o #5, até à revelação oficial no próximo dia 28 de agosto, mas o Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação da China estragou os planos à marca ao divulgar as imagens submetidas para homologação do produto.
O Smart #5 é considerado um modelo importante porque foi projetado para roubar mercado ao Tesla Model Y, o carro mais vendido em todo o mundo em 2023. O novo SUV elétrico da marca detida pela Geely e pela Mercedes-Benz tem duas filas, apresentando proporções semelhantes ao do Mercedes-Benz GLB e do seu congénere elétrico EQB.
De acordo com as informações fornecidas ao Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação da China, o Smart #5 tem uma distância entre-eixos de 2,9 metros, o que significa que é tão grande como o BMW X3 ou o Tesla Model Y e maior do que o seu irmão Smart #3.
Quatro níveis de potência
As imagens de teaser da Smart revelam esboços de um #5 muito semelhante ao SUV Concept #5 revelado em abril no Salão Automóvel de Pequim. Quanto ao interior, o segredo ficou melhor guardado porque não houve qualquer fuga, mas tudo indica que, à semelhança do protótipo, poderá ter um enorme ecrã panorâmico que se estende até ao lado do passageiro.
A Smart não avançou quaisquer informações relativas à linha motriz, mas o documento submetido ao Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação da China refere quatro opções de potência: as primeiras duas com 250 kW (340 cv) ou 267 kW (363 cv) desenvolvidas por um motor traseiro, alimentado por uma bateria LFP.
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As outras duas associam baterias NMC a um motor elétrico dianteiro com 165 kW (224 cv) a um traseiro com 267 kW (363 cv) ou 310 kW (422 cv). A versão de topo do #5 irá oferecer uma potência combina de 475 kW (646 cv) e deverá permitir até 549 quilómetros entre carregamentos. A arquitetura de 800V possibilita à bateria de 100 kWh recuperar entre 10 a 80% da capacidade de carga em apenas 15 minutos.