Publicidade

Baseado no Kamiq. Skoda Afriq é um exemplar único de ralis para o Dakar

Texto: Carlos Moura
Data: 24 de Maio, 2022

O mais recente protótipo concebido pelos aprendizes da escola profissional da Skoda é o Afriq, um carro de ralis para o Dakar, baseado no SUV Kamiq, mas com muitas soluções oriundas do Fabia Rally Evo 2.  

A Skoda revelou o exemplar único de uma versão preparada para o rali Dakar a partir do SUV Kamiq, desenvolvida por 25 dos seus aprendizes. 

Batizado como Skoda Afriq, possui uma frente mais larga do que o Skoda Kamiq, juntamente com uma única saída de escape central, um arco de proteção soldado e pneus com especificações de ralis.

O Skoda Afriq recebeu ainda faróis dianteiros de longo alcance e uma asa traseira, ambos oriundos do Skoda Fabia Rally 2 Evo.

Muitos componentes mecânicos são partilhados com o Skoda Octavia vR5, incluindo o motor de quatro cilindros turbo de 2,0 litros com 245 cv e um sistema de tração integral, que foi adaptado para “encaixar” na carroçaria do Kamiq. O interior espartano é originário do Fabia de ralis. 

Oitavo projeto

Os estudantes da Escola Profissional da Skoda na República Checa receberam instruções para recorrerem a um modelo da gama da marca e transformarem-no num “protótipo espetacular”. 

Durante os dois anos do projeto foram ajudados pelos seus tutores, assim como pelos especialistas das divisão da empresa de desporto automóvel, produção e design.

“O nosso carro de conceito deste ano é o resultado impressionante da enorme criatividade e talento dos nossos futuros funcionários”, afirmou Maren Gräf, membro da administração responsável pelos pelouros do pessoal e cultura.

“Estou particularmente satisfeito com o elevado nível de inovação dos nossos aprendizes, que também têm a sustentabilidade nos seus valores. Tenho confiança que com estes jovens profissionais empenhados, estamos numa excelente posição para moldar em conjunto o futuro da nossa companhia e fazer a nossa transformação num sucesso”.

Este é o oitavo carro desenvolvido pelos aprendizes da Skoda, depois do Element, Citijet, Montiaq e o Slavia, este último baseado no Scala.