Série 1 e Classe A feitos em conjunto? É possível…


Data: 21 Janeiro, 2019

Está a circular um documento que aponta para a possibilidade da Mercedes e BMW se aliarem no desenvolvimento de compactos…

Uma das melhores estratégias que um fabricante pode adoptar para reduzir custos de desenvolvimento e produção de novos modelos, e dessa forma aumentar lucros, é juntar-se a outras marcas nesses projetos. Algo visível, por exemplo, na dupla BMW Z4 – Toyota Supra  e no trio Toyota Yago – Peugeot 108 – Citroën C1. Agora uma informação revelada pelo jornal germânico Handelsblatt indica que os compactos da BMW e Mercedes, por exemplo o Série 1 e Classe A, podem vir a ser desenvolvidos em parceria pelos dois fabricantes. Embora possa parecer estranha a junção de forças entre os rivais, a verdade é que as duas marcas já se aliaram anteriormente. Um dos casos até juntou também a Audi, na aquisição da divisão de mapas da Nokia, a HERE.

 

Este acordo nos compactos surgiria como parte de uma aliança mais ampla, onde está também contemplada a partilha de tecnologias de condução autónoma. Aliás, serão mesmo os elevados montantes para a implementação de automóveis não-tripulados que estarão na génese desta cooperação. Caso venha a confirmar-se a veracidade desta informação, e os dois fabricantes venham mesmo a juntar esforços, será necessário aguardar até meio da próxima década para ver surgir nas estradas os primeiros modelos desenvolvidos pela BMW e Mercedes em conjunto. É referido, no entanto, que os engenheiros dos dois fabricantes devem oferecer forte resistência a este plano para o desenvolvimento conjunto de compactos delineado pelos executivos de topo das marcas.

 

Fonte: Automotive News Europe

Partilhar