BMW Z4 e Toyota Supra: irmãos (quase) gémeos…

Texto: Redação
Data: 15 Janeiro, 2019

Agora que foi finalmente apresentado o Toyota Supra, segundo modelo nascido da parceria entre a marca japonesa e a BMW, já é possível comparar as principais especificações com as dos seu “irmão” descapotável, o Z4.

Quase meio ano após ter sido dado a conhecer o regressado BMW Z4, surgiu agora no Salão de Detroit o renascido Toyota Supra. Tendo em conta que os dois modelos foram desenvolvidos em conjunto, existem obviamente várias similaridades entre ambos, como agora lhe mostramos. Para saber o que une BMW Z4 e Toyota Supra, tendo em conta as informações ainda escassas que já foram reveladas sobre o desportivo nipónico, veja a comparação na fotogaleria seguinte…

Os dois modelos apresentam uma configuração de motor dianteiro com tração à retaguarda.
Partilham o motor de seis cilindros em linha com três litros, que debita 340cv e 500Nm. Além disso, ambos recorrem a uma transmissão automática de oito velocidades
Embora existam na gama internacional do Supra, não estão disponíveis para a Europa os motores de dois litros com 197cv e 258cv. No caso da BMW, eles são as versões 20i e 30i do Z4
A diferença na aceleração não é muita. Enquanto o Supra demora 4,3 segundos a chegar aos 100km/h, o Z4 precisa de mais dois décimos de segundo
Já na velocidade, existe nos dois desportivos uma limitação eletrónica que coloca o máximo nos 250 km/h
O Supra tem 4,380mm de comprimento, 1865mm de largura e 1295mm de altura. O que significa que ele é 56mm mais longo, 1mm mais largo e 9mm mais baixo que o Z4.
A distância entre eixos compacta é um atributo que foi destacado pelas duas marcas. E ambos partilham os 2,47m a separar os dois eixos.
Ambos conseguem uma repartição de peso perfeita, numa relação 50:50. Embora os valores anunciados para o Supra ainda sejam provisórios, os seus 1520kg significam menos 15kg que no Z4.
Nos dois modelos surge um diferencial para gerir a força enviada para cada uma das rodas traseiras.
Também a opção para a suspensão, MacPherson de dupla articulação na dianteira e 5 braços na retaguarda, foi a mesma no Z4 e no Supra.
Na mala esperam-se diferenças devido à capota do Z4, que anuncia 281L. No caso do Supra ainda não há valores, mas surge a promessa de espaço para a bagagem de duas pessoas para um fim-de-semana, que pode ser ampliado através de um painel removível na traseira do habitáculo.
A bordo as similaridades prosseguem. Por exemplo, na combinação entre o painel de instrumentos digital e o ecrã de infotainment com 8,8'' em posição flutuante no topo do tablier.
A produção dos dois modelos será efetuada na Áustria, em Graz, onde a BMW tem um centro de engenharia e produção.
Já no prazo de chegada existem diferenças. O Z4 tem entregas previstas a partir de março de 2019, enquanto as do Supra só devem começar no final do Verão

 

*(alguns dos dados relativos ao Supra são ainda oriundos apenas do site global da Toyota, podendo surgir posteriormente ligeiras alterações para o mercado europeu)

 

Partilhar