A conquista do prémio de "International Van of the Year" de 2023 pelo ID Buzz Cargo é o reconhecimento da ousadia da Volkswagen de ter uma variante comercial do ID Buzz. afirmou Ricardo Vieira, diretor da marca Volkswagen Veículos Comerciais, durante a entrega da réplica do troféu no nosso país.
O Volkswagen ID Buzz Cargo foi eleito "International Van of the Year" de 2023 por um júri constituído por jornalistas da imprensa especializada de 24 países europeus, incluindo Portugal.
Além de votar nos modelos que todos os anos são considerados os mais adequados para serem eleitos, cada membro do júri tem a tarefa de entregar uma réplica do troféu ao representante da marca no seu país.

Este ano, a réplica do troféu foi entregue em Portugal a Ricardo Vieira, diretor da marca Volkswagen Veículos Comerciais, que referiu que o lançamento do ID Buzz ocorre num momento de profunda renovação de quase toda a oferta da gama de comerciais da marca, que começou com o Caddy, seguindo-se a Multivan e ainda se estenderá ao Amarok e à Transporter.
Para Ricardo Vieira, este é um momento "único" nos 70 anos de história da Volkswagen Veículos Comerciais porque nunca foram lançados tantos modelos num "espaço de tempo tão curto".
Recetividade fantástica
O que representa para a Volkswagen Veículos Comerciais esta distinção atribuída ao Volkswagen ID Buzz Cargo de "International Van of the Year" de 2023?
Para a Volkswagen Veículos Comerciais é uma grande honra voltar a receber o prémio de "International Van of the Year" atribuído ao ID Buzz Cargo que, para nós, representa tanto não só em termos de imagem, mas também é o reconhecimento do investimento feito pelo grupo quer na versão de passageiros, quer na ousadia de ter uma variante de mercadorias deste modelo.
Além da opinião favorável por parte da imprensa, qual tem sido a recetividade por parte do público?
Tem sido fantástica! É um modelo onde nitidamente se sente a emoção relativamente na escolha de um veículo comercial por uma empresa ou empresário. Teoricamente é uma área mais racional, mas aqui, neste modelo, conseguimos ver a emoção que está por trás da escolha de uma viatura que será destinada a um uso profissional.

No entender da marca, quais são os aspetos mais valorizados pelos clientes?
Os aspetos mais valorizados incluem a parte técnica, já que estamos a falar de um veículo comercial cem por cento elétrico. O mercado de veículos comerciais elétricos ainda está numa fase mais embrionária do que o de passageiros.
Umas das razões pela qual os clientes procuram ID Buzz está relacionada com as performances do ponto de vista da condução elétrica, nomeadamente ao nível da autonomia e da velocidade de carregamento.
Todavia, o aspeto que mais nos surpreendeu, agora que tivemos os primeiros contactos em termos de vendas, é a questão do design e a sua importância para a empresa, designadamente na forma como os clientes pretendem explorar a imagem do ID Buzz para divulgar a sua imagem. Sentimos que o ID Buzz será um "outdoor" volante para as empresas.
Primeiras conversões
Além da versão convencional do ID Buzz Cargo também já começaram a aparecer as primeiras conversões. Isto significa que é um modelo versátil?
É um veículo versátil e já se notou esta tendência no IAA Transportation de 2022, onde metade dos expositores das áreas mais diversificadas que estavam no salão tinham um ID Buzz a servir de suporte ao produto que estavam a promover.

Em Portugal já está a ser desenvolvido ao trabalho nessa área das conversões?
Temos um projeto já a ser desenvolvido na área das ambulâncias em parceria com um transformador para uma viatura de tipologia A1. Começam também a surgir contactos de empresas ligadas a outras áreas para se fazerem projetos em conjunto, mas ainda estão numa fase embrionária.
Referência em autonomia
Em que áreas surge uma maior procura para o ID Buzz?
O ID Buzz vem elevar o "standard" no que diz respeito a disponibilidade em termos de autonomia e velocidade de carregamento. Para áreas de atividade que têm uma exigência de utilização intensiva, em que as viaturas não podem parar, obviamente que o ID Buzz Cargo é uma mais valia.
A distribuição e a entrega porta-a-porta tem sido uma das áreas onde se tem verificado uma maior procura, mas não só. O ID Buzz também tem suscitado interesse em áreas como a assistência em viagem, nomeadamente autoestradas. Temos um leque muito diversificado de pequenas e médias empresas que estão a adquirir este modelo, desde pequenos serviços de condomínio a distribuição de cafés, por exemplo. Neste momento não existe procura por parte de um único setor de atividade, mas por várias diferentes.

Que novidades podemos esperar na gama ID Buzz? Quando chegam? Nova bateria?
No ID Buzz Cargo não está prevista, neste momento, uma versão longa. Em termos de bateria haverá uma nova opção em 2024 com menor capacidade e que estará mais alinhada com a oferta existente atualmente no mercado em termos de autonomia. Obviamente que também ganhará competitividade no preço.
No que se refere à autonomia, o ID Buzz é a referência do mercado. Não há nenhum modelo nos comerciais com mais de 420 quilómetros de autonomia. O ID Buzz Cargo é um projeto que ainda agora está a começar e surgirão muitas novidades. Estamos perfeitamente confortáveis, neste momento, com as soluções que existem.
Entrevista completa pode ser lida na Turbo Frotas & Comerciais 51 - janeiro / março de 2023