A pedido da Santos e Vale, a Reta desenvolveu uma solução para permitir a transferência de cargas entre atrelados, de forma simples, eficiente e sem complicações.
A Reta desenvolveu um sistema de ligação entre duas viaturas atreladas para permitir a transferência eficiente de cargas entre equipamentos e sem complicações com a perda de peças soltas.
A solução inovadora em Portugal resultou de uma solicitação do operador de transportes e logística Santos e Vale que pretendia um sistema simples. O motorista deixa de ter que encostar as duas viaturas em cais de carga diferentes e necessita apenas de encostar o conjunto.

"Com as duas viaturas atreladas, a carga pode ser movimentada entre os dois equipamentos, aumentando assim a flexibilidade de carga e descarga," refere Luís Alves, da Reta no Carregado.
Esta plataforma é sempre agregada ao malhal do equipamento. Quando precisa de utilizá-la, o motorista só tem de a destravar e de a descer. Não é necessidade de montá-la sempre que a quiser utilizar. O sistema foi montado no frontal de um semirreboque rígido, podendo ser replicado para outros tipos de equipamentos.
Otimiza a operação
"É muito mais simples, não há peças soltas que se corre o risco de perder. Há uma proteção adicional à própria carga (por cima)", explica Luís Alves, da Reta.
"E não requer que a pessoa ande com uma chapa de ferro, com risco de se desviar e de a mercadoria cair. É mais seguro, mais funcional, tem uma resistência superior à dos próprios malhais frontais e, sobretudo, poupa muito trabalho aos motoristas," acrescenta o responsável.
LEIA TAMBÉM
Santos e Vale reforça frota com 20 camiões Volvo e Renault mais eficientes
Esta solução tem sido bem recebida noutros mercados, além dos transportes, já que permite, com uma adaptação, que o semirreboque sirva de armazém móvel e que se carregue e descarregue pelos dois lados.
"À data atual, poderá ser montado em dois conjuntos (camião e semirreboque, ou link trailer e semirreboque, perfazendo 60 toneladas) e, no futuro em dual-trailer (dois semirreboques, perfazendo 70 toneladas), já em testes na vizinha Espanha," sublinha Luís Alves, da Reta.